Por fora das quatro linhas – Koning Willem II Stadion

Se você tem curiosidade em conhecer alguns estádios que são palco de grandes jogos pelo planeta bola e tem a sua importância histórica e algumas curiosidades. Nós do NaGaveta.com vamos levá-lo em uma viagem pelo mundo e por diversos estádios. Pequenos, grandes, famosos, desconhecidos, mas acima de tudo estádios que fazem a alegria de diversas torcidas por todo o mundo.

Koning Willem II Stadion

Em 1896, na cidade de Tilburg, o jovem Gerard de Ruiter reuniu-se com doze colegas para fundar um clube local, que foi batizado de Tilburgia. Um ano e meio depois, em 12 de janeiro de 1898, muda de nome para Willem II. O nome é uma homenagem ao Rei William II, que reinou a Holanda entre 1840 a 1849, ano de sua morte.

 

Escudo Willen II

O Koning Willem II Stadion é um estádio multifuncional localizado na cidade de Tilburg. É o estádio do clube Willem II Tilburg desde sua abertura em 1995. O estádio tem capacidade de 14.637. Passou por algumas renovações ao longo dos anos, incluindo o acréscimo de um restaurante e diversas lojas no ano 2000.

HISTÓRIA do Koning Willem II Stadion

O Estádio Koning Willem II foi inaugurado oficialmente em 31 de maio de 1995, substituindo o antigo campo, o Parque Municipal de Esportes. Localizado no mesmo local do antigo estádio, a construção começou em 1992 e demorou três anos, já que o antigo estádio teve que ser demolido. Para comemorar a construção do novo estádio, a seleção holandesa jogou duas partidas amistosas em 1995 contra a Irlanda e a China.

A construção do novo estádio ajudou o clube a atingir o segundo lugar no Campeonato Holandês em 1999. Sob o comando de Co Adriaanse, ficando atrás do Feyenoord, resultado esse que levou pela primeira vez a equipe para a Champions League. O time vice-campeão tinha dois nomes que se destacaram após o vice-campeonato. O zagueiro Hyypia de passagem de destaque pelo Liverpool. Além do lateral Mathijsen que foi vice-campeão do mundo pela Holanda em 2010.

Vista aérea do Koning Willem II Stadion

A Campanha na Champions League

Porém o sonho da Champions League se transformou em uma campanha vergonhosa. Logo na estréia em casa derrota por 3×1 para o CSKA. O primeiro gol em jogos de Champions marcado no estádio foi de Andrei Tikhonov de pênalti. Nos outros dois jogos em casa derrota para o Sparta Praha em um emocionante 4×3. No ultimo jogo de Champions League na história do estádio o único ponto. Um empate em 0x0 com o Bordeaux.

Quanto ao futuro do Koning Willem II Stadion, não existe nenhum plano de extensão, pois tem se mantido em conformidade com os padrões crescentes estabelecidos em toda a Europa durante a Euro 2000.

Características:

Capacidade: 14.700

Dimensões: 105m X 68m

Talvez você também se interesse por...

9 Responses

  1. marcelo diz:

    Ahhh mlk. Aí vi vantagem, fala do meu Mengão mermao, temos o maior novo estádio do Brasil, merece crédito Urubu’s Arena.

  2. André Asa diz:

    Muito Bom, Du! Ótima matéria… Aguardando as próximas… rs. Sucesso Irmão!

  3. Rodrigo matias diz:

    Show de bola. Muito interessante!
    Estádio pequeno, porém belo.

  4. Mariana Lima diz:

    Parabéns, texto muito bem escrito.

  5. Eder Lima diz:

    Muito bom. Juntar história com esporte.
    Muito bom texto.

  6. Zilma Campos diz:

    Parabéns !!gostei muito da matéria…
    Na expectativa da próxima !!!

  7. Flávio Ramos diz:

    Parabéns, muito bom!

  8. William diz:

    Gostei muito também !! Parabéns!

  9. Lucão diz:

    Muito interessante a matéria!
    Espero que tenham muito mais desta série… Parabéns nagaveta!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *