Bayern e Real Madrid – Muita história e rivalidade envolvidas

Existem muitos clichês no meio do futebol. “Camisa pesada”, “camisa que enverga varal”, “camisas que jogam sozinhas”. Esses são alguns bastante citados antes de confrontos como o de hoje, entre Real Madrid e Bayern de Munique, pelas semifinais da Champions League.

Mas, este é realmente um duelo que faz jus a todos os clichês mencionados acima. De um lado, temos o Real Madrid, time mais bem sucedido da história do torneio. Atual bicampeão da e em busca do décimo terceiro título. Do outro, o time mais bem sucedido da Alemanha, tanto nacional, quanto internacionalmente, um dos únicos que conseguiram um tricampeonato em sequência, na história da Liga dos Campeões, buscando a sexta taça.

Apesar de nunca terem feito uma final, alemães e espanhóis já se cruzaram em 11 edições. A primeira aconteceu nas semifinais da edição 1975/76, o Bayern levou a melhor e avançou para conquistar seu terceiro título na história, o terceiro consecutivo. O último ocorreu na temporada passada. Desta vez, quem se deu melhor foi o Real Madrid, que avançou às semifinais e rumou para ‘la duodécima’.

Os dois goleadores do jogo de logo mais

Existe muito equilíbrio nos confrontos entre as duas equipes. Nas onze ocasiões em que se encontraram, em seis, o Real Madrid levou a melhor, nas outras cinco, deu Bayern. Historicamente, o Bayern sempre se deu melhor, tanto que a imprensa madrilenha sempre tratou o clube como ‘La Bestia Negra’, uma asa negra na vida do time merengue. Porém, nos últimos anos, o Real Madrid conseguiu exorcizar um pouco o fantasma, conseguindo grandes vitórias nos dois últimos confrontos. Além da citada classificação na temporada passada, na edição 2013/14, o Real Madrid chegou à final, onde conquistou ‘La Décima’, após uma goleada histórica por 4×0 sobre o rival, treinado por Guardiola, em plena Allianz Arena.

O Bayern também guarda grandes lembranças de duelos contra o Madrid. Além da temporada 1975/76, citada no início do texto, na campanha do quarto título, em 2000/01, os bávaros deixaram os madridistas pelo caminho.

Hoje, mais um capítulo desta história começará a ser escrito em Munique. Pela terceira vez nas últimas cinco edições. Mas, ao contrário de alguns duelos que se repetem por várias edições, mas que já sabemos o roteiro de antemão, este Real Madrid x Bayern, segue sendo imprevisível.  Por mais que esteja se repetindo, como nas últimas edições, não causa aquela sensação de mesmice. Além do equilíbrio histórico, há que se ressaltar a importância que cada um dos dois clubes carrega no cenário do futebol europeu. Bayern de Munique e Real Madrid, são atrações por si só. Juntos, então, nem se fala. São camisas que ‘jogam sozinhas’. Opa, olha o clichê aí de novo.

O resumo do confronto na Liga dos Campeões

24 jogos

11 vitórias do Bayern

11 vitórias do Real Madrid

2 empates

37 gols do Bayern

36 gols do Real Madrid

Edições:

1975/76 Semifinal – Bayern

1986/87 Semifinal – Bayern

1987/88 Quartas – Madrid

1999/00 2 fase de grupos (duas vitórias do Bayern) – Semifinal – Madrid

2000/01 Semifinal Bayern

2001/02 Quartas Madrid

2003/04 Oitavas Madrid

2006/07 Oitavas Bayern

2011/12 Semifinal Bayern

2013/14 Semifinal Madrid

2016/17 Quartas Madrid

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *