Brasil x Argentina. Quem leva a melhor em finais de Libertadores?

Amanhã vai ser realizada em Porto Alegre a primeira final da Copa Libertadores 2017. A partida entre Grêmio x Lanus vai ser a 14ª final de Libertadores da história entre brasileiros e argentinos. Abaixo o Nagaveta.com traz um resumo dos confrontos entre esses dois países nas finais do mais importante torneio de clubes da América do Sul.

O começo dessa história

A primeira final entre brasileiros e argentinos foi realizada no ano de 1963. O magnifico Santos de Pele, venceu o Boca Juniors na final. Vitoria do Santos no primeiro jogo realizado no Maracanã por 3×2, na segunda partida também deu Santos em La Bombonera por 2×1 de virada.

Em 1968 os argentinos se vingaram através do Estudiantes que venceu o Palmeiras. Em 1974 nova final entre argentinos e um time paulista, dessa vez o Indepediente venceu o São Paulo. Dois anos depois a final reuniu dois estreantes nesse confronto entre brasileiros e argentinos. Foram três jogos até que o Cruzeiro se tornasse campeão batendo o River Plate no Chile. Foi a última vez que esse confronto esteve empatado com 2 vitórias para cada lado.

O começo do domínio argentino

A partir de 1977 o argentinos começaram a dominar amplamente esse confronto, em oito finais apenas uma vitória dos brasileiros. Em 77 novamente o Cruzeiro chegou na final mas foi derrotado pelo Boca Juniors. Em 1984 o Gremio começa seu calvário em finais contra argentinos. Perdeu a primeira partida para o Indepediente no Olimpico com gol de Burruchaga e depois empatou em 0x0 na Argentina. Em 1992 o São Paulo venceu o Newell’s de Bielsa, porém em 1994 perdeu para o Velez de Bianchi e Chilavert.

O Boca comandado por Riquelme campeão em 2007.

Boca o terror dos brasileiros

O Boca Juniors se consolidou como o terror dos brasileiros em finais de Libertadores na primeira década desse século. Foram três vitórias em três finais, vencendo o Palmeiras em 2000, o Santos em 2003 e o Grêmio em 2007. Em 2009 o Estudiantes aumentou a vantagem dos argentinos vencendo a final contra o Cruzeiro com uma épica vitória por 2×1 no Mineirão, após empate por 0x0 na Argentina.

O último triunfo é brasileiro

Se serve de alento para a torcida gremista a última vitória deste confronto foi de um time brasileiro. Na Libertadores de 2012 o Corinthians encarou o Boca Juniors e empatou por 1×1 na Argentina. Na partida de volta realizada no Pacaembu vitória do alvinegro paulista por 2×0.

Lanus

Essa é a primeira final de Copa Libertadores na história dos Granate. Porém o Lanus já disputou duas finais de torneios sulamericanos contra times brasileiros. Em 1997 perdeu para o Atlético-MG na Argentina por 4×1, no jogo de volta empatou em 1×1 e ficou com o vice. Já em 2012 venceu a Copa Sulamericana, empatou na ida em 1×1 com a Ponte Preta em jogo no Pacaembu. Na volta vitória do Lanus por 2×0 gols de Ayala e Blanco.

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *