Brasileirão Série D: primeira fase chega ao fim

Taça do Brasileirão Série D
Primeira fase do Brasileirão chega ao fim

Terminou neste domingo, a Fase de Grupos da Série D do Brasileirão, onde 68 times batalharam por seis rodadas, e apenas 32 sobreviveram para a nova etapa da competição: o temido mata-mata.

Em um olhar mais aprofundado, a grande decepção, sem dúvidas, foi a Portuguesa. Tradicional equipe paulista, que até outro dia estava na Série A, sucumbiu aos rivais, e terminou na última posição do Grupo 13, sem perspectivas de voltar ao cenário nacional tão cedo, há não ser que vença a Copa Paulista, competição do próximo semestre, que dá vaga na Série D. Outra decepção foi o Novo Hamburgo, campeão gaúcho desbancando a dupla Gre-Nal, e que também foi lanterna de sua chave, vencendo um único jogo.

Já outras equipes surpreenderam bastante, casos do Guarany de Sobral-CE, São Bernardo e Metropolitano-SC, clubes que foram rebaixados em seus campeonatos estaduais nesta temporada, mas que conseguiram passar de fase, sendo os dois primeiros, como líderes. Já o Operário-PR, que está disputando a Segundona do Paraná, também passou, sendo o melhor time de seu grupo.

Em termos de decepção coletiva, aparece o futebol paulista, que possuía seis equipes, mas apenas uma acabou avançando. Rondônia, Roraima, Alagoas, Pernambuco e Sergipe, são os estados que não terão representantes na fase de 16 avos de final.

Os melhores

De todos os 68 times, a Portuguesa-RJ, foi a única que terminou de maneira invicta, vencendo quatro partidas e empatando duas. Porém, a melhor campanha foi do tradicional América-RN, que venceu cinco e perdeu apenas uma.

Os piores

Ao todo, seis equipes terminaram a competição sem conhecer o gostinho da vitória: Audax-SP, Sete de Setembro-MS, Real Ariquemes-RO, Sinop-MT, Potiguar e Baré-RR.

Mata-mata

Agora os 16 times foram realocados de maneira regionalizada e de acordo com suas pontuações na primeira fase. Confira como ficou o chaveamento, até às oitavas de final.

Bloco 1
São Raimundo-PA x Atlético-AC
Princesa do Solimões-AM x Gurupi-TO

Bloco 2
Altos-PI x Rio Branco-AC
São Francisco-PA x Santos-AP

Bloco 3
Parnahyba-PI x Guarany de Sobral-CE
Maranhão-MA x Globo-RN

Bloco 4
Campinense-PB x Juazeirense-BA
Sousa-PB x Fluminense-BA

Bloco 5
Comercial-MS x América-RN
Jacobina-BA x Ceilândia-DF

Bloco 6
URT-MT x União Rondonópolis-MT
Aparecidense-GO x Portuguesa-RJ

Bloco 7
Espírito Santo-ES x Boavista-RJ
Villa Nova-MG x Operário-PR

Bloco 8
Metropolitano-SC x São Bernardo-SP
Brusque-SC x São José-RS

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *