Burro da Central

Gigante do Vale, assim era conhecido o Burro da Central.
Oi? Não entendeu nada né!

Mas tudo bem sente-se ai que lá vem história e hoje o Pelas Barbas do Profeta vai falar do antigo Gigante do Vale e hoje o Burro da Central ou como queiram, Esporte Clube Taubaté.
De Taubaté no estado de São Paulo, o time do vale do paraiba foi fundado em 1914 e o primeiro da região a se profissionalizar em 1947.

A Origem do apelido Burro da Central

Chamado de Gigante do Vale na década de 50, em 1954 o time disputou a segunda divisão do campeonato paulista e na fase final enfrentou o Comercial de Ribeirão Preto e venceu por 6×3. Ocorre que nesse jogo o Taubaté escalou e utilizou um jogador irregular, o atacante Alcino e diante desse erro, o time de Ribeirão Preto cobrou pelos pontos do Taubaté junto a federação e conseguiu reverter o placar.

O Burro da Central. Imagem Mauricio de Sousa

Diante disso no outro dia a edição do jornal Gazeta Esportiva trouxe uma charge com um desenho de um burro, se referindo ao erro grotesco do Taubaté. E ai o clube do vale do Paraíba virou motivo de chacota por parte dos torcedores rivais. Mas acabou que a torcida foi aceitando o apelido e assim adotaram o burro como mascote do Taubaté. Por fim a estrada de ferro Central do Brasil passava pela cidade de Taubaté. E assim ficou declarado por toda torcida do clube o Burro da Central.

Essa foi mais uma história do Pelas Barbas do Profeta.
Semana que vem tem mais galera. Até lá!

Talvez você também se interesse por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *