O Clube Mais Antigo da Itália

Quando se fala em futebol, a Itália sempre é lembrada, tanto pelos seus 4 títulos mundiais quanto pela paixão que o “Calcio” desperta na terra da Bota. E entre tantos times italianos conhecidos mundialmente.

Pro Vercelli o mais antigo

O mais antigo ainda em atividade é um time que poucos ouviram falar no Brasil: a Pro Vercelli, da região do Piemonte, fundada em 1892, a princípio como um clube de ginástica. Hoje em dia na segunda divisão do país (e atualmente na lanterna do campeonato), a Pro Vercelli já foi um time reconhecido e temido na Itália até os anos de 1930, com todos os sete títulos italianos do clube sendo conquistados nessa época. A equipe era quase um esquadrão do começo do século. A prova disso é que até uma excursão pelo Brasil ela fez, ao lado do Torino, em 1914. Comenta-se, inclusive, que essa excursão dos dois times italianos por terras brasileiras têm grande influência na fundação do antigo Palestra Itália por descendentes italianos.

Pro Vercelli na Copa

O que prova a grandeza da Pro Vercelli no começo do século é que na Squadra Azzurra campeã do mundo em 1934 havia um jogador revelado pela Pro Vercelli no elenco. Virginio Rosetta que além de campeão do mundo, ganhou por 8 vezes o Scudetto. E na bicampeã do mundo em 1938 havia dois jogadores revelados pelo clube. Um deles Silvio Piola, jogador que dá nome ao bonito e acanhado estádio do time, com capacidade para 5500 pessoas. O outro era Pietro Ferraris, que foi um dos integrantes do grande Torino dos anos 40. Mas se transferiu em 48 evitando assim estar na tragédia aérea de Superga em 1949.

O acanhado Estádio Silvio Piola

Tempos Difíceis

Tendo sido refundada duas vezes, a última em 1990, a Pro Vercelli tenta hoje voltar aos tempos de glória. O que provavelmente não será uma tarefa das mais fáceis. Como se pode notar pela atual 19ª colocação na Segundona. Hoje o time disputaria o play-out. Com um elenco recheado de jogadores modestos, até mesmo para o padrão da segunda divisão italiana.

Os uniformes da Pro Vercelli para 2017-2018, produzidos pela Errea

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *