Colecionador Ismael Carlos

Nesta segunda-feira uma coleção com um foco totalmente diferente das demais que ja vimos no Blog. Conversamos com o Colecionador Ismael Carlos e ele nos contou mais sobre seu foco em camisas de times do Tocantins, Goiás e Distrito Federal, vale a pena acompanhar e ler sobre essa paixão. Confira.

NaGaveta.com: Como começou a colecionar?

Ismael Carlos – Minha paixão por camisas vem desde adolescência quando começou minha admiração pelo Cruzeiro e por clubes considerados pequenos.  Também quando comecei a ganhar revistas de futebol da minha mãe. De algumas federações e times, dai eu ficava vendo os uniformes dos times e admirando-os, mas tudo começou mais precisamente no dia 7 de abril de 2012. Nesse dia fui acompanhar uma partida de futebol do campeonato Candango (DF) entre os times do Capital (DF) x Bosque Formosa (GO). Nesse jogo ganhei uma camisa do time do Capital Clube Futebol das mãos do presidente Pavão.

NaGaveta.com: Alguém em especial te incentivou?

Ismael Carlos – Meus incentivos vieram por eu sempre acompanhar e gostar de futebol, principalmente pelo Cruzeiro – MG e pelos times considerado pequenos. E também de um amigo de adolescência Lucas Fausto que hoje também se tornou um colecionador. Quando morávamos na mesma cidade sempre tínhamos nossas rodas de conversas com outros amigos para falar sobre futebol. Íamos para minha casa ouvir jogo no radio daí posso dizer que veio um grande incentivo também.

As Camisas destaques da Coleção

NaGaveta.com: Qual camisa você destaca em sua coleção?

Ismael Carlos – Pergunta muito difícil pessoal do NaGaveta.com rsrsrs. Cada camisa carrega sua bela história mesmo o time não tem sido um destaque em seu estado. Mas vou destacar 2 camisas em especial: Força Jovem Futebol clube, time da minha cidade – Lavandeira – TO, o time foi profissional apena um ano no qual disputou a segunda divisão do estadual chegando a semi final. A outra camisa e do Brasília Futebol Clube, time no qual leva o nome da Capital do Brasil alem de ser minha terra natal.

As duas camisas de destaque na coleção, em cima a do Brasilia e em baixo do Força Jovem

NaGaveta.com: O porquê desse seu foco por times do Tocantins, Goiás e Distrito Federal?

Ismael Carlos – No inicio da minha coleção tinha como objetivo colecionar camisas de todos os times considerados pequenos do Brasil. Com mais ou menos 1 ano que eu havia começado a colecionar vi que tinha que ter um foco mais resumido especifico. Daí a ideia de colecionar camisas de times desses 3 estados. Tocantins por ser o estado onde moro e ser o mais novo estado do Brasil. Brasília por ser minha terra Natal e Goiás por ser estado vizinho. Mas sempre que aparecem camisas de outros estados eu pego.

Os Focos da coleção de Ismael

NaGaveta.com: Como e a procura por camisas desses times?

Ismael Carlos – A procura não e muito grande. Mas sempre tem pessoas a procura por camisas de times desses 3 estados. Principalmente por Tocantins.

Mantendo viva a história

NaGaveta.com: E como e manter viva a história de um futebol de tão pouca tradição em termos de Brasil?

Ismael Carlos – Olha para ser sincero não e fácil manter viva a história do futebol do Tocantins. Um estado com o futebol ainda de pouca tradição nacional. Goiás e Distrito Federal já tiveram times na elite do Brasileirão e figurando em finais de Copa do Brasil e Sul Americana. Mas do Tocantins e difícil, pois vários times são profissionais em apenas uma temporada, na seguinte já se licenciam. Aqui apenas o Palmas Futebol e Regatas conseguiu alcançar as quartas de final da Copa do Brasil. O Araguaína Futebol e Regatas conseguiu chegar a Serie C do Brasileiro com esse novo sistema de disputa.

Mas nos últimos anos os times tem revelado bons jogadores para o futebol nacional e Internacional. Nomes conhecidos recentemente são Lucca atualmente na Ponte Preta e Marlone no Atlético – MG. Mas e uma história muito legal que estamos fazendo pois cada time faz por onde deixar seu nome registrado no cenário do futebol. E cada camisa que consigo revela ainda mais a história do futebol tocantinense para o Brasil e o Mundo.

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

Talvez você também se interesse por...

1 Response

  1. 08/01/2018

    […] partir de hoje e toda segunda-feira voltam as entrevistas com os colecionadores pelo Brasil e o mundo. Hoje vamos até a cidade de Mogi-Guaçu entrevistar o colecionador Samir Gimenes. Ele […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *