Colecionador – Ivo Fernando

Galera do Na Gaveta, hoje vamos a mais uma entrevista da Série Especial com os colecionadores de camisas de futebol.
Hoje o Blog vai até Araras no interior de São Paulo, entrevistar o colecionador Ivo Fernando e que vai nos contar um pouco mais sobre sua coleção com foco nas camisas do União São João de Araras e no São Paulo Futebol Clube.

Na Gaveta: Como começou a colecionar?

Ivo: Sempre tive paixão por futebol e quando criança comprava e ganhava camisas de vários clubes do Brasil, principalmente do União São João e do São Paulo, só comecei a colecionar mesmo em 2012, quando fui pesquisar sobre uma camisa que tinha do União e conheci vários colecionadores, daí pra frente entrei no meio do colecionismo, o qual fiz vários amigos.

Na Gaveta: Alguém em especial te incentivou?

Ivo: Não, eu mesmo fui atrás para pesquisar sobre a camisa do União e dai pra frente não parei mais.

Na Gaveta: Sua coleção tem algum foco específico?

Ivo: Tenho alguns focos na coleção São Paulo F.C. União São João de Araras, times grandes do Brasil e do interior do estado de São Paulo.

As camisas do União São João de Araras

Na Gaveta: Qual camisa você destaca na sua coleção?

Ivo: Camisa do São Paulo que pertenceu ao ex-jogador Bellini nos anos 60, ganhei essa camisa de presente de uma amiga, filha de um ex-jogador da Ponte Preta já falecido chamado Dito Flecha que trocou de camisa com o ex-jogador do São Paulo e capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1958.

Camisa Usada Por Bellini no São Paulo

Na Gaveta: Como é pra você carregar um pouco da história do União São João e também estar organizando o 1º Encontro de Colecionadores de Camisas de União São João de Araras ?

Ivo: Minha paixão pelo União vem desde pequeno de quando acompanhava o clube nos jogos no Estádio Engenho Grande na Usina São João, antigo estádio do Clube. Carregar um pouco da história através das camisas da coleção e poder ajudar a realizar o 1º Encontro de colecionadores de camisas do União, é tentar acordar no Ararense o que está um pouco adormecido, a paixão pelo União.
Devido ao clube estar parado essa paixão fica de lado e no encontro vamos expor camisas marcantes da história do União, que irá trazer de volta os tempos de vitórias na memória dos torcedores.

Ivo Fernando e sua coleção de Camisas do União São João

Na Gaveta: Focando só nas camisas do União, que camisa pode nos destacar desse foco e porque?

Ivo: Minha primeira camisa que ganhei do ex- jogador Giba que jogava no União no início dos anos 90, uma camisa branca da MÓBIL número 9, ele fazia compras no supermercado que meu pai tinha na época e nos presenteou com ela.

Na Gaveta: Como sempre, peço pra todos contarem uma história curiosa de como conseguiu alguma de suas camisas.

Ivo: Já consegui camisas de várias formas engraçadas, comprei em brechó, ganhei de presente de amigos e alunos. Mas em três momentos eu abordei pessoas na rua e acabei trocando com camisas de outros clubes que sempre levo na bolsa. Uma dessas pessoas era um andarilho que estava com uma camisa que eu não tinha. A camisa teve que ficar de molho um bom tempo para sair o cheiro forte de suor.
Como sempre, agradecer a entrevista e disponibilidade do amigo Ivo Fernando e sempre lembrando aqui no Na Gaveta, o espaço é todo seu e o próximo pode ser você.

Coleção de Camisas do Interior de São Paulo

 

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

Talvez você também se interesse por...

1 Response

  1. 16/04/2018

    […] Ivo Fernando […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *