Colecionador – Jair Ferreira

Galera do Na Gaveta, hoje vamos a mais uma entrevista da Série Especial com os colecionadores de camisas de futebol.

Hoje o Blog vai até a cidade de Diadema em São Paulo entrevistar o colecionador Jair Ferreira, que vai nos contar um pouco sobre sua coleção com foco em times da Região Nordeste, especialmente do Futebol Alagoano.

Na Gaveta: como começou a colecionar? Alguém em especial te incentivou ?

Jair Ferreira: Como quase todos os brasileiros, a paixão por futebol, foi meu maior incentivo. Quando lá para o final dos anos 90, eu morava em Alagoas, na cidade São José dá Tapera/Marruá eu e amigos de 10 a 13 anos, confeccionávamos nossas próprias camisas, cada um arrumava uma camisa branca qualquer e costurava um número com outro tecido escuro, a gente fazia tudo com linha e agulha, daí para frente a paixão por camisas de times foi só aumentando.

Na Gaveta: Sua coleção tem algum foco específico?

Jair Ferreira: Sim , são camisas de times de Alagoas, Pernambuco , e ASA de Arapiraca.

Coleção Jair Ferreira

Na Gaveta: Qual camisa você destaca na sua coleção?

Jair Ferreira: Tenho uma camisa do CEO. Centro Esportivo Olhodaguense , essa camisa meu cunhado (já falecido) tinha ela guardada nos seus pertences ele jogou neste time , tinha muito apego a ela , depois minha cunhada me presenteou ,esse foi o pontapé inicial para coleção de times Alagoano.

Camisa do CEO em destaque na Coleção

 

Na Gaveta: Quantas camisas você tem na sua coleção? Como é para um cara que costurava os números na camisa, ter tantas camisas assim?

Jair Ferreira: Tenho mais ou menos umas 300. É a prova de que uma pessoa correndo atrás dos seus sonhos, pode conseguir qualquer coisa.

Na Gaveta: O que te atrai nas camisas dos times nordestinos? Apenas por ser da região ou algo estético?

Jair Ferreira: O que me atrai é a dificuldade de encontrar cada uma delas, pois times pequenos só lançam uma por ano, quando estão disputando algum campeonato. Isso torna muito mais difícil encontrar essas camisas. E sobre a estética, curto muito camisas cheias de patrocínio.

Na Gaveta: Por fim nos conte alguma historia curiosa de como conseguiu alguma de suas camisas?

Jair Ferreira: Estando de férias em Alagoas, me passaram um contato de um ex- jogador do futebol alagoano, que tinha duas camisas. Depois de muita conversa pelo whatsapp, marcamos de nos encontrar em uma cidade próxima. Chegamos de manhã minha esposa, meu sobrinho e eu. Ficamos até 15:00 horas aguardando. Apesar te praticamente ter perdido um dia das férias e com um calor que pedia praia valeu e muito a pena.

Como sempre, agradecer a entrevista e disponibilidade do amigo Jair Ferreira, por fim sempre lembrando aqui no Na Gaveta, o espaço é todo seu e o próximo pode ser você.

Parte da Coleção de Jair Ferreira

Parte da Coleção de Jair Ferreira

Jair e sua coleção

Jair e sua coleção

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *