Colecionador Rafael Holanda

Galera do Na Gaveta hoje vamos a oitava entrevista da série com os colecionadores de camisas de futebol e aproveitando a fase de eliminatórias pelo mundo, nosso personagem hoje será o colecionador Rafael Holanda Cardoso, que de tão apaixonado pela laranja mecânica, usa até o nome de sua seleção do coração em suas redes sociais.

Na Gaveta.com: Como começou a colecionar? Alguém em especial te incentivou?

Rafael: Comecei a colecionar em 2004 quando arrumei meu primeiro emprego, de lá pra cá, sempre compro camisa todo ano, mas na verdade meu foco inicial e até hoje não é a coleção, o foco é a torcida pela Holanda mesmo, desde 94 sou fanático pela Laranja

Na Gaveta.com: Sua coleção tem algum foco específico?

Rafael: O foco da minha coleção é a Seleção Holandesa de Futebol.

Rafael e a Coleção

Na Gaveta.com: Qual camisa você destaca na sua coleção?

Rafael: É difícil escolher uma no meio dessas 87 camisas que eu tenho da laranja mecânica, afinal são muitas camisas lindas (rs).
Mais vou escolher a camisa de 1998 que foi a minha primeira camisa original dada pelo meu pai em 2000.

O Porque do Foco na Seleção Holandesa 

Na Gaveta.com: De onde vem esse foco na seleção holandesa? E só na seleção ou você também acompanha o futebol local?

Rafael: Esse foco na seleção da Holanda vem desde criança, sempre fui fanático pela Orange. Tudo pra mim tinha que ser da Holanda ou da cor Laranja, quando vi a Holanda jogando na Copa de 1994 contra Arábia Saudita (os lances desse jogo podem ser vistos no vídeo https://youtu.be/jwEtpvjT0h0 com narração do saudoso Maurício Torres) achei linda a camisa, ali começou a paixão não só pela seleção, mas também pela camisa que eu acho linda . O difícil na época era arrumar as camisas porque não trabalhava ainda kkk.

Uma parte da Coleção do Rafael Holanda

Na Gaveta.com: Nos conte uma história curiosa de como conseguiu alguma das camisas da seleção?

Rafael: Então tem duas camisa que achei bem legal o jeito que eu consegui. A primeira foi da Eurocopa de 1992 , fui no jogo do São Paulo no Morumbi, quando vejo um cara com a camisa de 1992 abordei ele tentei negociar, ofereci a camisa que estava usando mais R$ 50,00 reais na época e ele não quis. Por sorte, quando acabou o jogo ele veio ao meu encontro e aceitou troca a camisa .
A Segunda camisa foi uma preta rara da Holanda de 2004, que meu amigo Anderson Borges ajudou na compra lá na Austrália, demorou 7 mês longos meses, pra chegar, foi muito tenso, pensei que não ia chegar, mas está na coleção.

Brasil x Holanda. Para quem torcer?

Na Gaveta.com: Por fim, essa não poderia faltar, Brasil X Holanda? Pra quem você torce?

Rafael: Brasil x Holanda , torço pra Holanda chego a pintar a frente da minha casa de laranja ou desenhar a bandeira, colocar fitas e até soltar fogos. Acho que sou uns dos únicos colecionadores que nunca usou camisa do Brasil ou de outra seleção kkkkk

Por fim e como sempre, agradecer a entrevista e disponibilidade do amigo Rafael Holanda Cardoso e sempre lembrando aqui no Na Gaveta o espaço é todo seu e o próximo pode ser você.

A Familia Inteira na Coleção e na torcida pela Holanda

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

Talvez você também se interesse por...

1 Response

  1. Everton Araújo diz:

    Muito fera parabéns ótima reportagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *