Colecionador Reinaldo Nah

Hoje nós vamos para uma entrevista diferente. O colecionador Reinaldo Nah Teodoro Custódio é um colecionador de camisas, mas camisas de futsal. Ele nos contou mais sobre a sua coleção, como começou e porque um foco tão diferente no meio do colecionismo. Confira.

NaGaveta.com: Como começou a colecionar? Alguém em especial te incentivou?

Reinaldo: A lembrança mais antiga que tenho é de quando criança. Meu pai era colecionador da revista Placar e comprava álbuns de figurinhas do campeonato Brasileiro para mim e eu pegava os endereços dos clubes e mandava cartas pedindo camisas. Comecei mesmo a colecionar camisas em 1995, quando comprei uma da Portuguesa de Desportos, #10 da Dell’erba. Daí em diante sempre que possível adquiria mais camisas. Porém na minha cidade – Laguna SC – havia uma única loja de esportes e acabava que ficava sem opções. Passei a procurar nas outras cidades próximas e sempre achava algo diferente.

Meus amigos riam dizendo que eu era doido e que eu não tinha time do coração. Com o passar do tempo acabei abandonando a coleção, por falta de opção e incentivo. Em 2015 acabei me mudando para Joinville. Conheci o Claudinei, um colecionador e negociador de camisas, e a paixão reacendeu. Com as poucas camisas que me restavam, em torno de 30, voltei a colecionar.

Reinaldo e sua coleção

Reinaldo e sua coleção

 

O Foco em Camisas de Futsal

NaGaveta.com: Sua coleção tem algum foco específico?

Reinaldo: No começo não. Eu tinha todos os times grandes que jogavam Campeonato Brasileiro. Quando recomecei a coleção fui convidado para participar do Grupo de Colecionadores de Camisas de Santa Catarina, então foquei no verdadeiro time do coração – JEC.
Mas com o passar do tempo comecei a olhar com mais carinho para uma coleção mais restrita e de dificil acesso: As camisas de Futsal. Tenho camisas de diversos times, com um foco especial no Joinville/Krona. Meu acervo conta hoje com mais de 60 camisas de futsal, num total de mais de 280 camisas.

Coleção de camisas do Joinville Krona

NaGaveta.com: Qual camisa você destaca na sua coleção?

Reinaldo: A Primeira é a do JEC Futsal usada na final do Campeonato Catarinense 2017 pelo jogador Fernando.
A Segunda é uma camisa da Assoeva. Na final da Liga Nacional de Futsal ano passado, quando o jogo acabou fomos comemorar o título do Joinville na quadra. Minha esposa acabou conversando com o jogador Boni (Assoeva) e contou sobre a minha coleção e entregou meu cartão. Ele achou demais e foi atrás de uma camisa para ela Conversou com o roupeiro do time que a presenteou.

A Vida de Colecionador de Camisas de Futsal

NaGaveta.com: Como é colecionar camisas de times de futsal? Qual a reação das pessoas quando você diz que esse é seu foco no colecionismo?

Reinaldo: É muito diferente e mais difícil do que de futebol. As camisas são mais limitadas, o que intimida muitos colecionadores. São poucos os times tradicionais que mantém times de futsal. Isso também é um fator que dificulta o colecionismo, mas não o torna impossível.
Quando digo que coleciono futsal a resposta é sempre uma pergunta: “- Futsal??? Por que não Futebol?? Explico da minha paixão pelo esporte desde a adolescência. Mesmo ainda sendo chamado de louco rsrs acabo conseguindo parceiros para ajudar a aumentar o meu acervo.

A Coleção de Camisas de Reinaldo

NaGaveta.com: Apesar de ja ter tantas camisas tem alguma que ainda seja o seu sonho de consumo? Qual seu maior ídolo no esporte ?

Reinaldo: Sempre tem. Gostaria muito de ter uma camisa do Falcão autografada (dedicada) pra mim na minha coleção.
Meus maiores ídolos no esporte são o Craque Falcão, que dispensa apresentação, e o outro é Jackson Samurai, nosso prata da casa, que começou há mais de10 anos no nosso JEC, passou por grandes times do Brasil e retornou, como todo bom filho, conquistando a tríplice coroa no ano passado.

NaGaveta.com: Nos conte alguma história curiosa de como conseguiu alguma de suas camisas

Reinaldo: Trabalho em um rede de supermercados. Num dia de trabalho vi um cliente na loja usando uma camisa da Krona Futsal. Discretamente abordei o cliente, entreguei meu cartão e disse que queria negociar a camisa. Como resposta ouvi que ele não dava, vendia ou trocava a camisa. Passados dois anos, fiz mais uma tentativa, com uma pontinha de esperança. Para minha surpresa, além de GANHAR a camisa, ganhei mais quatro do JEC Krona Futsal.

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

Talvez você também se interesse por...

37 Responses

  1. Wanderson Siqueira diz:

    Oi Reinaldo ! Meu primo jogou no Krona e você deve conhecer. O nome dele é André Siqueira. Atualmente ele trabalha nas categorias de base. Gostaria de saber se você tem alguma camisa dele na sua coleção. Abraços

  2. Ednei diz:

    Bah! O Reinaldo é um cara tri gente boa e um baita colecionador. São parceiros assim que fazem o colecionismo ser tão viciante.
    Sucesso bruxo!

  3. Paulo diz:

    Coleção top tive o prazer de conhecer, uma camisa mais linda que a outra. Abraços

  4. Juninho diz:

    Coleção show de bola… Difícil ver uma coleção tão completa dessa máquina que é a Krona, parabéns Nah!

  5. Gabriele diz:

    Parabéns Reinaldo, excelente trabalho,conheço e recomendo ótima coleção
    Abraço

  6. elizandro diz:

    Parabéns Reinaldo pela dedicação e perseverança em seguir seu sonho.

  7. Danielle Bonet diz:

    Parabéns chefinho!!!! Que coleção em!

  8. Vagner diz:

    Parabéns pela coleção Reinaldo !!!! Sei do seu esforço para continuar aumentando sua coleção… parabéns mesmo só camisas top

  9. Renato David dos Santos diz:

    Conhecendo o Reinaldo irá longe essa coleção.

  10. fala Reinaldo.. bela coleção de camisas você tem.. parabéns aew Biricutico

  11. Ana Paula diz:

    É isso ai papito, show de bola

  12. Parabéns Reinaldo Nah show de bola á coleção continua firme não. desiste do teu objetivo.

  13. Guilherme Camargo diz:

    Orgulho desse gerente rs , show de mais a coleção, maior colecionador que esse não existe! ahaaha

  14. Gean diz:

    Tive um grande prazer em conhecer sua grande coleção de camisas abraços Reinaldo

  15. Will Nunes diz:

    Parabéns Reinaldo pela coleção !! Ainda não tive o privilégio de conhecer.. oportunidade não faltará. Tmj Abraço

  16. Lucas diz:

    Belas camisas eu já tive o privilégio de conhecer pessoalmente parabéns

  17. Pedro diz:

    Sem duvidas, A melhor coleção de Sc, parabéns

  18. Elina Alves diz:

    Eitaaaa olha ele ,poderosooo kkkkk….se não for pra ver minha belissima coleção nem precisa vim,porque vou mostrar e falar delas meeeesssmo!!!Isso ai Rei parabens pela maravilhosa coleção,arrazazou

  19. ronysantos diz:

    Parabéns pela ótima iniciativa de colecionar camisas. colecionah

  20. ronysantos diz:

    Parabéns pela ótima iniciativa de colecionar grades camisas de grandes times…. parabéns Reinaldo nah

  21. Gabriel Lima diz:

    Coleção incrível! Só quem coleciona algo, sendo camisetas, miniaturas, ou qualquer coisa sabe o quão gratificante é. Que sua coleção só cresça!

    • Reinaldo Nah diz:

      Obrigado! Mais gratificante ainda é receber este incentivo, esse retorno das pessoas que curtem o colecionismo. Obrigado pelo apoio!

  22. Claudinei da Silva diz:

    Parabéns meu amigo e parceiro Reinaldo!Sua coleção é fantástica, poucos colecionam futsal e vc também esse diferencial, obrigado por me mencionar, no que tiver em meu alcance pode contar comigo parceria, show pela matéria naGAVETA

    • Reinaldo Nah diz:

      Fala meu fornecedor rsrsrs Obrigado por poder sempre contar com a sua colaboração. Sempre trazendo novidades para a minha coleção e aquela resenha boa. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *