Colecionador – Rodrigo Colucci

Uma Coleção com foco na Tradição do Futebol Paulista

Hoje o NaGaveta continua sua série de entrevistas com os colecionadores espalhados pelo Brasil e pelo Mundo, o Blog foi até a cidade de São Paulo bater um papo com o colecionador Rodrigo Colucci. Rodrigo nos contou um pouco sobre como começou a colecionar e o porque ter o foco em camisas do tradicional futebol paulista

NaGaveta: Como começou a colecionar? Alguém em especial te incentivou?

Rodrigo Colucci: Desde o início dos anos 90, comecei a me interessar por futebol e foi nessa época que também consolidei a minha torcida pelo São Paulo. Eu fui assinante da Placar por muitos anos e em uma edição veio um pôster com 50 camisas de times brasileiros e um de 50 camisas de times estrangeiros. Foi o que faltava para começar a colecionar. Tinha duas do São Paulo. Depois, ganhei uma camisa do Bragantino de um tio. Daí para frente são 20 anos de coleção. Não tive incentivo de ninguém, principalmente quando comecei. Até tive rejeição e “protestos”, mas eu segui em frente e hoje nada disso importa. Meus pais hoje até me incentivam e perguntam se eu peguei camisas.

Poster Placar que deu inicio a paixão pelo colecionismo. Fonte: http://www.showdecamisas.com.br

NaGaveta: Sua coleção tem algum foco específico?

Rodrigo Colucci:  Já colecionei de todos os times e seleções. Porém, hoje tenho o foco de colecionar camisas de times paulistas que já tenham sido profissionais em qualquer divisão e em qualquer época. Apesar de ser um foco relativamente restrito, tem bastante variedade, o que não diminui a dificuldade de obter as camisas.

Rodrigo Colucci e sua coleção de Camisas

NaGaveta: Qual camisa você destaca na sua coleção?

Rodrigo Colucci: Não tenho uma camisa específica para demonstrar, mas considero as que tive mais trabalho em conseguir como as mais especiais. As mais difíceis são de clubes extintos. Tenho algumas, e são relativamente complicadas de conseguir.

O que os mais próximas acham da Paixão por Camisas de Rodrigo Colucci

NaGaveta: As pessoas próximas, o que acham dessa sua paixão?

Rodrigo Colucci: Meus pais são os que mais gostam, pois sabem o trabalho que tenho para conseguir as camisas. Muitas pessoas que vem ver a coleção acham muito bacana, principalmente pelos times extremamente desconhecidos que já disputaram as competições pelo estado. Várias  pessoas gostam da coleção pela raridades dos clubes mais tradicionais do interior.

Rara camisa do Serra Negra Futebol Clube

O Porque do foco no Futebol Paulista

NaGaveta: O porque desse foco tão específico e como é ter camisas apenas do foco?

Rodrigo Colucci: Além de ter nascido no Estado de São Paulo, tenho muitos parentes em diversas regiões. Além do fato de muitos dos clubes do interior terem grandes histórias, tradição e terem revelado grandes jogadores para o futebol brasileiro. Sem dúvida, o maior celeiro de craques é o interior de São Paulo. Com a atual situação dos clubes do interior, onde muitos estão com problemas financeiros, disputando as divisões menores ou até licenciados. Também faço isso como uma forma de preservar a história desses clubes, que estão lutando para sobreviver nos dias de hoje.

Colucci vestindo a camisa do Primeira Camisa F. C.

NaGaveta: Nos conte alguma história curiosa de como conseguiu alguma de suas camisas.

Rodrigo Colucci: Tenho bastante pra contar, mas uma das mais interessantes foi uma vez q estava indo trabalhar. Mas antes estava passando perto de uma estação de metrô e vi um carroceiro usando uma camisa da Matonense, onde eu logo o abordei. Ele meio que ficou assustado comigo e eu logo expliquei o que queria. Fiz uma oferta de R$ 15,00 (era o que tinha) e também uma camiseta que tinha na mochila. Ele aceitou e vendeu para mim. Essa é apenas uma, mas é até que comum eu abordar pessoas na rua para perguntar sobre camisas. Geralmente sou bem sucedido nas abordagens.

Como sempre, agradecer a entrevista e disponibilidade do amigo e colecionador Rodrigo Colucci. Por fim sempre lembrando aqui no Na Gaveta, o espaço é todo seu e o próximo pode ser você.

Colucci e a camisa do antigo Gremio Novorizontino

Colucci e suas camisas do Red Bull, espaço para os novos times

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

Talvez você também se interesse por...

2 Responses

  1. 30/08/2017

    […] Também existem outros colecionadores que me identifico também, como o Sidão de Jundiaí, Rodrigo Colucci, Mauricio Rocha , o Mexicano rs, Marcelo de Itu, Bruno Barros do São Bento, Gilberto Ciocci de […]

  2. 16/04/2018

    […] Rodrigo Colucci […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *