Colecionador – Will Bohlen

Amigos do Nagaveta.com, como já é tradição mais uma segunda-feira e mais uma entrevista com um colecionador. Dessa vez a nossa entrevista é com o colecionador Will Bohlen e sua paixão pelo Paraná Clube.

NaGaveta.com: Como começou a colecionar?
Will: Certo dia percebi que tinha apenas uma camisa oficial do clube e sempre a repetia para ir aos jogos. Comecei a procurar camisas no mercado livre para poder ter mais opções de usar e assim foi. Já sou pesquisador e historiador do clube há muitos anos. Comecei um novo trabalho que era catalogar todas as camisas que usamos e iniciei a busca por elas.

NaGaveta.com: Alguém em especial te incentivou?

Will: Nessa época que iniciei a busca de novas camisas o Orkut bombava e lá comecei a acompanhar e comprar de colecionadores e percebi que tinham paranistas com camisas invejáveis na coleção, principalmente o Allan Luz, que era o maior colecionador do Paraná Clube na época, me espelhei naquela coleção e hoje possuo várias.

NaGaveta.com: Sua coleção tem algum foco específico?

Will: Meu foco é possuir todas as camisas utilizadas pelo Paraná Clube desde sua fundação nos mínimos detalhes. Apesar de ser um clube novo, fundado em dezembro de 1989, vários modelos, detalhes e patrocinadores foram utilizados. Coleciono também camisas dos clubes fundadores. Então o foco é reunir camisas de Colorado, Pinheiros, Ferroviário e outros que fazem parte da nossa história. Possuo também uma coleção secundária de seleções do mundo, possuo 160 países faltando mais ou menos mais 60 países para completar o mapa mundi.

Will e suas camisas do Pinheiros

NaGaveta.com: Qual camisa você destaca na sua coleção?

Will: Difícil dizer, das 450 do Paraná Clube, das 50 camisas dos clubes fundadores e das 160 camisas de seleções existem várias raridades e muitas camisas lindas de se ver. Mas para mim as mais especiais são as camisas dos títulos do clube. A da participação na Copa Libertadores da América em 2007 (possuo todos os modelos) e as camisas que consegui quando meu pai foi presidente do clube entre 2012 a 2015, são especiais.

NaGaveta.com: Com certeza ter foco no Paraná Clube é diferente dos demais, devido a fusão do clube. Como é esse trabalho de pesquisa das camisas e achar tantas raridades como as que você tem?

Will: Acho que herdei do meu pai essa coisa de anotar dados e tal, esse é meu hobby. Tenho catalogado todos os jogos do clube com fichas técnicas, fotos, videos e relatos dos jornais e sites. Possuo um amigo chamado James Skroch que também é historiador e juntos realizamos esse trabalho de resgate histórico do clube desde os primeiros fundadores do clube em 1914. Feito isso consigo redesenhar os uniformes e fazer um catalogo delas. A ideia é transformar toda essa pesquisa em um livro. O primeiro deles é um livro catalogo com todos os uniformes utilizados pelo Paraná Clube, que já está em fase final.

Will e suas camisas do Colorado

NaGaveta.com: Como vê o atual momento do clube, bem próximo de voltar a Sèrie A e como isso influi na coleção?

Will:  Acompanho desde pequeno o clube ainda quando era Colorado, vim da “ala vermelha” do clube. Cresci vendo o Paraná ser o grande do estado conquistando muitos títulos e atropelando seus rivais. Depois de 15 anos consecutivos na Série A caímos e estamos até hoje na sofrência da Série B. Depois de 2013 esse é o ano que mais estamos perto de subir e só depende de nós para isso acontecer. E assim ir na busca da camisa do acesso e das camisas da Serie A de 2018 que ficarão mais fáceis de conseguir pois estarão em maior evidência.

Will e suas camisas do Paraná Clube

NaGaveta.com: Você tem uma história curiosa para nos contar sobre como você conseguiu uma de suas camisas?

Will: Ultimamente são as abordagens em torcedores que nunca vi na vida nos jogos.As raridades sempre aparecem nos jogos. Muita gente acaba me ajudando trocando ou vendendo a camisa para ajudar nesse resgate histórico que faço.

Como sempre, agradecer a entrevista e disponibilidade do amigo e colecionador Will Bohlen. Por fim sempre lembrando aqui Na Gaveta.com, o espaço é todo seu e o próximo pode ser você.

 

 

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

Talvez você também se interesse por...

1 Response

  1. Ismael Carlos diz:

    Parabéns Will Bolen pela espetacular coleção, show de bola estar resgatando a história do Paraná clube. Já tive o prazer de conversar com o Will pelo Facebook, ja dialogamos sobre nossas coleções nossos foco em conseguir determinadas camisas, pessoa do bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *