Colecionador – Wilson Jinno

Hoje o NaGaveta continua sua série de entrevistas com os colecionadores espalhados pelo Brasil e pelo Mundo. O Blog foi até a cidade de São Caetano bater um papo com o colecionador Wilson Jinno. Wilson nos contou um pouco sobre como começou a colecionar, um pouca da história de sua coleção e de seu clube coração o Marília Atlético Clube, confira.

NaGaveta: Como começou a colecionar? Alguém em especial te incentivou?

Wilson: Eu comecei a colecionar mesmo em 2013, já tinha algumas camisas aí fui trocando, comprando e depois de 4 anos estou com esse acervo. Na verdade ninguém me incentivou não. Eu queria mesmo era contar e manter a história do meu clube de coração em forma de camisas.

NaGaveta: Sua coleção tem algum foco específico?

Wilson: Meu foco são camisas do MAC – Marília Atlético Clube, desde as de jogo até as de viagem, ou seja todo os uniformes desde a base ao profissional do MAC.

Coleção do MAC de Wilson Jinno

Camisas e um pouco da história do MAC

NaGaveta: Qual camisa você destaca na sua coleção?

Wilson: Eu destaco na minha coleção uma camisa da década de 1950, na cor vermelha. Eu consegui ela com um ex dirigente. Vou contar um pouquinho da história do Marília, já que hoje o MAC é conhecido como alviceleste. E porque dessa camisa vermelha? O clube foi fundado em 1942 como Esporte Clube Comercial e em 1947 passou a se chamar Marília Atlético Clube.  Seus uniformes eram nas cores vermelho e branco. Em 1958 o clube se tornou amador e em 1969 ressurgiu e ficou definido que o MAC não teria as cores vermelho e branco e sim azul e branco.

 

Wilson Jinno e a camisa vermelha do MAC

 

O que os mais próximos acham da coleção de Wilson Jinno

NaGaveta: As pessoas próximas, o que acham dessa sua paixão?

Wilson: Minha esposa sempre me ajudou a organizar e manter minhas camisas já que aqui em casa não tenho muito espaço. Guardo elas em saquinhos zip e dentro de caixas organizadoras com produtos anti mofo. Meus amigos fora do colecionismo tem um certo “orgulho” de ter um amigo com uma coleção alternativa. Hoje tenho mais de 400 camisas do Marília entre camisas de jogo, goleiro, treino, passeio. Me atenho a pequenos detalhes nos patrocínios, camisas comemorativas e dai tenho esse montante considerável.

NaGaveta: Só Marília ou tem algumas camisas de outros clubes na sua coleção?

Wilson: Meu único time do coração é o Marília Atlético Clube, meu interesse eh só em camisas do Marília. Lógico que tenho algumas camisas de outros times, mas são aquelas que ganhei de amigos ou para uma possível negociação ou troca por camisas do Marília. A minha história com o Marília começou em 2002 quando o MAC foi campeão da Série A2 numa final emocionante em cima da Francana. Minha primeira camisa do MAC foi logo após essa conquista em 2003.Nesse mesmo ano em 2002 subimos para o Paulistão e fomos vice campeões da Série C.Inclusive tenho uma camisa comemorativa bordado com fios de ouro, onde foram confeccionadas somente 10 camisas.

A camisa com os fios de Ouro

Uma história curiosa da coleção de Wilson Jinno

NaGaveta: Nos conte alguma história curiosa de como conseguiu alguma de suas camisas.

Wilson: Acho que a maioria dos colecionadores ja fez isso. Como a maioria deve saber eu não moro em Marília, e sempre que vou à cidade fico de olho pra ver se acho alguma camisa com algum pedestre ou em alguma loja. Certa vez estava indo para o Abreuzão e vi um rapaz com uma camisa de 92 na qual não tinha na minha coleção. O rapaz estava pedindo dinheiro no semáforo. Não pensei duas, chamei o rapaz e negociei ali mesmo parado no semáforo. Consegui a camisa e fui para o jogo, onde depois consegui mais 3 camisas com um amigo. Por fim agradeço a imensamente a você Emerson pela oportunidade e aos amigos que curtem o Na Gaveta, que é sempre sinal de prestígio com a nossa paixão que é colecionar camisas de nosso time do coração.

Como sempre, agradecer a entrevista e disponibilidade do amigo e colecionador Wilson Jinno. Por fim sempre lembrando aqui no Na Gaveta, o espaço é todo seu e o próximo pode ser você.

Mais algumas camisas da Coleção MAC de Wilson Jinno

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

Talvez você também se interesse por...

2 Responses

  1. 28/08/2017

    […] desejo em ter a camisa do timaço de 1987. Surgiu a oportunidade de consegui-la através do amigo Wilson Jinno, que por ironia do destino é torcedor e colecionador do rival Marilia (rs). Começamos a nos […]

  2. 16/04/2018

    […] Wilson Jinno […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *