Colecionadora – Bruna Machado

Hoje  o NaGaveta continua sua série de entrevistas com os colecionadores espalhados pelo Brasil e pelo Mundo. O Blog sai de Fortaleza  e vai entrevistar a colecionadora e fanática por futebol feminino  Bruna Machado. Nossa entrevistado nos contou um pouco sobre sua coleção. Sua paixão pela seleção alemã de futebol feminino e como se tornou fã de Nadine Angerer, ex- goleira da seleção alemã.

NaGaveta.com: Como começou a colecionar? 

Bruna: Eu sempre gostei de futebol desde pequena e quando assistia pela TV eu reparava nos uniformes: nas cores, emblemas, nas marcas estampadas. Quando eu passava por alguma loja de produtos esportivos também ficava admirando as vitrines. Eu tive algumas camisas de futebol quando pequena mas não eram originais. Comprei minha primeira camisa no site da Flaboutique na época do Ensino Médio e depois não parei mais. Quando comecei a trabalhar pude comprar camisas do exterior, que é onde consigo as da seleção feminina alemã.

NaGaveta.com: Alguém em especial te incentivou ?

Bruna: Por incrível que pareça não. Às vezes até minha mãe me critica um pouco dizendo: “outra camisa?”, “pra quê isso?”, “você já tem bastante” (eu tenho umas 60 camisas no total); minha avó também pega no meu pé às vezes porque ela sabe que quando o carteiro passa lá em casa é mais uma camisa que tá chegando. Mas levamos numa boa, elas até elogiam quando alguma camisa é bonita.

A colecionadora Bruna Machado

O Foco da Coleção de Bruna Machado

Na Gaveta.com: Sua coleção tem algum foco específico?

Bruna: Basicamente são três focos: Flamengo (meu time de infância). Bayern de Munique (comecei a torcer depois que vi o Kahn na Copa de 2002). Além da  Seleção Alemã (não sou descendente mas torço desde 2002 também). Anos mais tarde em 2007 eu assisti a final da Copa do Mundo Feminina que foi entre Brasil x Alemanha, passou na Band num domingo de manhã e fiquei apaixonada pelo futebol feminino também. A Alemanha ganhou por 2×0, e a Marta teve um pênalti defendido pela goleira Nadine Angerer – que terminou o torneio sem levar um único gol sequer. Por isso sempre que posso compro camisas da seleção feminina alemã, inclusive as de goleira.

NaGaveta.com: Qual camisa você destaca na sua coleção?

Bruna: Qual camisa você destaca na sua coleção? Com certeza as da DFB Frauen, até 2003 o uniforme da seleção feminina era o mesmo da masculina (com as 3 estrelas NA época). Mas com as conquistas dos mundiais femininos, a DFB e a Adidas começaram a fazer camisas com moldes diferentes e com as 2 estrelas. Como sou muito fã da Nadine Angerer, minhas camisas mais especiais são as dela. Tenho duas por enquanto: uma preparada pra jogo das eliminatórias da Copa do Mundo de 2015, e outra do 1.FFC Frankfurt, um dos times que ela defendeu na Frauen Bundesliga, ainda na etiqueta. Meu sonho é conseguir a camisa que ela usou na Copa de 2011, na cor preta e dourada. Costumo brincar que se eu conseguir essa não compro mais nada, mas é só brincadeira mesmo.

Camisa de Nadine Angerer no Frankfurt

Como faz para acompanhar o futebol feminino

NaGaveta.com: Como vc acompanha os jogos Do futebol feminino?

Bruna: Basicamente, assisto pela internet sempre que posso. Procuro por streamings online dos canais que transmitem as competições. Assisti a final da Eurocopa de 2013 entre Alemanha x Noruega (aquele jogo em que a Angerer pegou dois pênaltis) por um link que até hoje não sei de qual país era. Não entendi nada  da narração, mas o importante foi acompanhar ao vivo. Ano passado fui para São Paulo assistir a um jogo da Olimpíada entre Alemanha x Austrália. Foi a primeira vez que assisti a um jogo no estádio. Terminou 2×2, meio que fui pé frio eu acho. Por mim iria a todos os jogos mas moro no sul de Minas e não tinha como abandonar o trabalho naquele momento. Mas fiquei muito feliz pelo Ouro conquistado pelas meninas no Maracanã.

Uma das lindas camisas da seleção feminina alemã

NaGaveta.com: Acompanha só os jogos de Seleções ou clubes também?

Bruna: Como gosto do futebol feminino alemão, também sou fã da Frauen Bundesliga e torço pelo Bayern Frauen também. Acompanhei de perto a campanha do bicampeonato alemão recentemente. Alguns jogos do campeonato nacional e da DFB Pokal (Copa da Alemanha) são transmitidos pela DFB TV que dá pra acessar até pelo App da Federação pelo celular.

Às vezes os jogos são aos domingos de manhã cedo (quando é horário de verão aqui é às 6h). Mas pior é quando não tem transmissão nenhuma e a gente fica só com os resultados pelo Twitter. No final da carreira da Angerer ela foi para o Portland Thorns dos EUA e a transmissão do campeonato era ao vivo pelo Youtube. Ela pendurou as luvas há dois anos, mas assisti ao seu último jogo como profissional por lá, fizeram uma bonita homenagem pra ela naquele dia. Outro campeonato legal de se acompanhar é a Uefa Champions League feminina. É provável que grande final passe na TV. Torço muito para que o Bayern alcance esse título na modalidade também mas a concorrência é forte no continente.

Camisa de Angerer na seleção alemã

Como sempre, agradecer a entrevista e disponibilidade da amiga e colecionadora Bruna Machado. Por fim sempre lembrando aqui Na Gaveta.com, o espaço é todo seu e o próximo pode ser você.

 

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *