Por Fora das 4 Linhas: o Prudentão

Por Marcelo Sampaio

Estádio Paulo Constantino, localizado na cidade de Presidente Prudente, distantes 560 km da capital paulista, esse é o famoso Prudentão, que será o nosso personagem de hoje no quadro Por Fora das 4 Linhas.

Paulo Constantino foi prefeito de Presidente Prudente por dois mandatos, de 1977 a 1981 e 1989 a 1992 e foi nessa primeira passagem pelo executivo que se deu inicio a construção do Estádio mais conhecido como Prudentão. Vale ressaltar que o nome foi uma homenagem do prefeito na época Benedito Aparecido Pereira do Lago ao seu antecessor.

O nome de Estádio Paulo Constantino existiu até 2002 quando na época dois vereadores votaram um projeto de lei alterando o nome do mesmo para Estádio Eduardo José Farah, que era então Presidente da Federação Paulista de Futebol e amigo do prefeito na época Agripino Lima, o qual sancionou a lei de imediato.

 

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Os anos passaram e em 2013 o estádio voltou a levar o nome de Paulo Constantino, já que ele foi o idealizador do projeto e uma figura de muita importância para a cidade de Presidente Prudente.

A cidade em si ocupa apenas a 39ª posição das mais populosas de São Paulo com aproximadamente 224 mil habitantes, mas o estádio projetado e concluído foi para grandes jogos e eventos para a cidade.
As obras do Prudentão tiveram inicio em meados de 1978 e se estendeu até 1980, tendo sua inauguração de maneira oficial em 12 de Outubro de 1982.

Para o jogo inaugural o Santos FC foi o convidado e seu adversário foi o Corinthians de Presidente Prudente e nesse dia o estádio recebeu um público de mais de 20 mil pessoas e sem dúvida sendo um marco para a cidade e o placar terminou por 1×0 para a equipe santista que teve como autor o jogador Paulinho, o primeiro a balançar as redes do Prudentão.

E o apelido do estádio significa grandiosidade e claro não poderia ser diferente com seus quase 46 mi lugares, sendo hoje o segundo maior estádio do Brasil fora das capitais e que só perde para o Parque do Sabiá em Uberlândia em MG que comporta mais de 50 mil pessoas. São 11 cabines de imprensa e 4 camarotes. Suas dimensões também começaram grandiosas, sendo as mesmas do antigo Maracanã, com 110m x 75 e após algumas reformas, seu tamanho atual é de 105m x 68. E falando em números, seu maior público já registrado foi entre Palmeiras x Corinthians pelo Campeonato Paulista em Março de 1998 quando o Palmeiras venceu por 3 a 1 e o Prudentão recebeu quase 46 mil pessoas, passando até de sua capacidade.

Em 2007 o estádio passa por um grande problema quando um vendaval atinge boa parte das estruturas como cobertura, iluminação, cabines de imprensa e banheiros e apenas no fim do mesmo ano ele foi liberado para receber jogos novamente.
O Prudentão já recebeu inúmeros jogos importantes mas foram Palmeiras e Corinthians que mais levaram publico ao estádio. Sobre os mais atuantes no local, o Palmeiras foi o que mais atuou na cidade com 18 partidas, contra 15 Corintianas, 10 do São Paulo e 6 do Santos.

 

Ascom / Prefeitura Municipal de Presidente Prudente

O fato mais marcante do local ocorreu em 2009 quando ambos os times se enfrentaram e o atacante Ronaldo Fenômeno pôde fazer seu primeiro gol com a camisa do Corinthians. Na comemoração Ronaldo pulou no alambrado e na euforia de jogadores e torcedores, uma parte do mesmo veio literalmente abaixo e o jogo acabou no empate de 1×1, levando ao estádio 44.500 torcedores. Uma semana antes Ronaldo participou de um treino do Corinthians no estádio e só para esse treino foram mais de 7 mil pessoas ao Prudentão.

Foi no Prudentão também o gol de número 100 da carreira profissional de Neymar Jr. em 2012. Então de fato um estádio grandioso e que no mesmo ano foi o palco do titulo do Campeonato Brasileiro do Fluminense, que venceu o Palmeiras por 3×2.

Infelizmente o Grêmio Prudente e o Presidente Prudente Futebol Clube que utilizam o estádio Prudentão, não conseguem levar grandes públicos mas sem dúvida o Prudentão é um dos mais conhecidos estádios do Brasil por toda história já apresentada ao futebol.

E assim nos despedimos de Presidente Prudente, mais precisamente do Estádio Paulo Constantino ou melhor dizendo, o Prudentão.

 

Talvez você também se interesse por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *