Por fora das quatro linhas – Luis “Pirata” Fuente

Concluído em 17 de março de 1967, o estádio foi nomeado em honra a *Luis de la Fuente*, o lendário “Pirata”, craque do futebol mexicano nos anos 50. E é até hoje a casa dos Tiburones Rojos de Veracruz, localizado a beira-mar e com capacidade para 30 mil fanáticos torcedores.

A ideia de construir um estádio de futebol em Veracruz foi de Don Pepe Lajud e após anos de intenso trabalho do arquiteto Juan Arrieta, foi inaugurado em 1968 pelo governador do estado Fernando Lopez Arias, na presença do então presidente na época Gustavo Díaz Ordaz.

Vista aérea do Luis “Pirata” Fuente. Fonte: https://br.pinterest.com

O nome de Luis “Pirata” Fuente

O estádio foi inaugurado oficialmente com o nome de Estádio de Veracruz, apenas após alguns anos em tributo ao grande craque mexicano teve seu nome mudado. Entre o inúmeros feitos do “Pirata”, ele foi o primeiro jogador mexicano a ter jogado na Europa. Defendendo as cores do tradicional Racing de Santander da Espanha. Levou o Veracruz duas vezes á conquista do Campeonato Mexicano em 1945/1946 e 1949/1950. Apesar de muitos jogadores de destaque na história dos tubarões, apenas três são considerados verdadeiros ídolos. Ao lado do “Pirata” estão o argentino Jorge Comas e o também lendário Cauthemoc Blanco. É o segundo maior artilheiro da história do Veracruz, perde apenas para um brasileiro, Mariano Ubiracy. 

Bandeira da torcida do Veracruz em homenagem ao Pirata. Fonte: http://barrabrava.net/tiburones-rojos-de-veracruz


Ao longo dos anos, o “Pirata” sofreu vários trabalhos de remodelação. E 11 anos após sua inauguração, o estádio derrama sua primeira lágrima. O Veracruz cai para a segunda divisão. Em maio de 1982, é colocado na entrada principal do “Pirata” a escultura do tubarão. Onde está situada até hoje e que da uma cara de parque temático ao redor de todo estádio.


Quando o time voltou para a Liga MX Apertura de 2002, o “Pirata” passou por um novo facelift. Recebeu camarotes para o governo, diretores e imprensa. O vestiário reestruturado, e as arquibancadas ganharam assentos com cores e formas em figura de tubarão. Glorificando ainda mais os *Tiburones Rojos de Veracruz*

Os Tubarões na entrada do estádio. Fonte: http://www.tiemporeal.mx/nota/35829/

Talvez você também se interesse por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *