Escudeiro – Futebol Clube do Porto

Continuamos com a série Escudeiro com um dos escudos mais bonitos e cheios de detalhes do mundo na minha opinião: o do Futebol Clube do Porto.

Tudo começou em setembro 1893, quando um comerciante de Vinho do Porto em uma viagem à Inglaterra conheceu o futebol e queria praticar o esporte em terras lusitanas, com isso, fundou o Foot-Ball Club do Porto, porém o clube logo foi desfeito.

Passados alguns anos, em 1906, um amigo do fundador resolveu também montar um time de futebol, e inspirado no antigo time, resolveu batizar com o nome atual de Futebol Clube do Porto.

Em 1922, foi disputada a primeira edição do Campeonato Português, onde os Dragões Azuis ganharam o primeiro dos seus 27 títulos nacionais. Além dos títulos nacionais, os dois títulos mais importantes do clube são as duas conquistas da UEFA Champions League em 1987 e 2004 (essa última tendo um dos três gols da final marcado por Carlos Alberto, com passagens em vários times Brasileiros).

Escudo do Futebol Clube do Porto

Escudo do Futebol Clube do Porto

Em seu rico e detalhado escudo, a bola azul representa o primeiro esporte a ser praticado pela equipe, em destaque, aparecem quatro figuras que são as armas atribuídas a cidade do Porto. No canto superior esquerdo e inferior direito aparecem o brasão de armas português, com sete castelos e cinco escudos com cinco moedas de prata em cada um, representa a história em que Jesus teria aparecido para o Rei de Portugal e o ajudaria a ganhar a batalha que expulsaria os muçulmanos e traria a independência de Portugal com a condição de que as armas do novo reino trouxessem as chagas de Jesus, com isso, as moedas representam o preço, 30 moedas, que Judas vendeu Jesus aos romanos. Nos cantos superior esquerdo e inferior, aparece o brasão da cidade com Maria segurando Jesus. No centro, aparece um coração, representando o reinado de Dom Pedro IV (Também conhecido no Brasil como Dom Pedro I, logo após ele proclamar a independência do Brasil). O brasão está envolto por um colar, que é o Colar e Grã-Cruz da Antiga e Muito Nobre Ordem da Torre e Espada de Valor Lealdade e Mérito, a honraria mais alta do governo português. No topo do distintivo, aparece uma coroa ducal com um dragão, fazendo referência a Dom Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal que era muito devoto de São Jorge, e no pescoço do Dragão, aparece a palavra Invicta, apelido da cidade.

Uma curiosidade é que as cores do Porto são inspiradas nas antigas cores da bandeira de Portugal, que foram usadas de 1143 até 1910, porém as primeiras camisas eram vermelhas e brancas, ironicamente cores do Benfica,um dos maiores rivais da equipe portista.

Imagem do lindo Estádio do Dragão, casa do FC Porto.

Imagem do lindo Estádio do Dragão, casa do FC Porto.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *