Escudeiro – Corporación Deportiva Once Caldas

O Escudeiro de hoje é sobre uma boa surpresa da história da Libertadores, o Once Caldas de Manizales, na Colômbia.

Antes de começar a contar a história do time, é bom deixar claro a origem do curioso nome: em 1947 foi fundado o Club Deportivo Caldas, que mesmo sendo campeão colombiano três anos depois da fundação, acabou ficando inativo. Nos anos 60, um grupo de pessoas resolveu refundar um time em Manizales. Enquanto uns defenderam a refundação do inativo Caldas, outros defenderam a recriação do Once Deportivo, outro time da cidade que esteve ativo por apenas três anos na cidade entre os anos 40 e 50. Para acabar com esse dilema, foi decidido fazer uma fusão dos nomes, e assim foi fundado o Once Caldas. Mas o que significa esse Caldas? É que a cidade de Manizales é a capital do departamento de Caldas, algo como a capital de um estado aqui para nós brasileiros.

Mesmo sendo considerado um time médio, o Once Caldas possui um bom histórico de títulos, com quatro campeonatos colombianos e um título da Libertadores em 2004, batendo Santos, São Paulo o Boca Juniors na final (considerado um dos maiores times da história Xeneize), além de ser vice-campeão mundial, perdendo apenas nos pênaltis para o Porto.

O escudo de hoje é um pouco diferente, pois não possui muitos símbolos, mas forte simbologia. Muito provavelmente, quem olha para esse escudo, logo o relaciona com a bandeira da Itália, mas isso não passa de coincidência. As três cores em destaque representam o ciclo do café, sendo o verde representando as mudas da planta, a cor branca simbolizando a cor da flor do café e o vermelho representando o fruto do café. Essa simbologia é por causa da forte cafeicultura da cidade, sendo considerada a capital cultural do café, tanto pela enorme plantação (a Colômbia é o terceiro maior exportador de café do mundo e grande parte desse produto vem de Manizales) e também pela qualidade da bebida.

O primeiro escudo do hoje Corporación Deportiva Once Caldas possuía uma estrela branca incorporada ao escudo alusiva ao primeiro título quando ainda era Club Deportivo Caldas. Atualmente as quatro estrelas que fazem parte do escudo representam os títulos colombianos conquistados em 1950, 2003, 2009 e 2010. A estrela dourada sobre o escudo representa a Copa Libertadores da América conquistada pelo clube em 2004.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *