Escudeiro – Persepolis Football Club

Hoje falaremos sobre um time muito tradicional no Oriente Médio e em todo o continente asiático, o Persepolis Football Club, de Teeran, no Irã.

Escudo do Persepolis Football Club

O “exército vermelho” foi fundado em 1963 e  em 1967 chegou à primeira divisão para se tornar o maior campeão da primeira divisão, com dez títulos nacionais, cinco Copas Iranianas e uma Copa Asiática. É também a maior torcida do país, com aproximadamente 40 milhões de torcedores, além de mandar seus jogos no estádio, com capacidade para 78.000 torcedores. Os vermelhos também têm a honra de terem revelado o jogador Ali Daei, maior jogador e artilheiro da seleção iraniana de todos os tempos e único jogador a marcar mais de 100 gols por uma seleção e recordista de gols por uma seleção nacional.

Exército vermelho - Torcida do Persepolis

O nome do clube vem da cidade que era capital religiosa do milenar império persa, que durante a antiguidade, se expandiu até a Grécia em seu auge. A cidade de Persepolis era o principal centro religioso persa, onde caravanas de todo o império se reuniam para festejar e celebrar os deuses. Muitas ruínas dessa cidade estão de pé até hoje, resistindo ao tempo e as guerras.

Em seu escudo uma das ruínas mais famosas desse império, uma coluna de Apadana, onde mostra uma Homa, ave mitológica zoroastra, que segundo as histórias representando a nobreza.

You may also like...

2 Responses

  1. 08/03/2018

    […] Football Clube e Persepolis Football Club estavam frente à frente no Estádio Azadi para disputa do clássico, que esse ano completa 50 […]

  2. 11/06/2018

    […] maiores ídolos da seleção iraniana de futebol são o atacante Ali Daei que defendeu a seleção de 1993 a 2006 e disputando 149 partidas detêm o curioso recorde de ser o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *