Escudeiro – Santa Tecla

O escudeiro de hoje irá falar de um time, que apesar de ser bem novo, é um dos principais clubes de El Salvador. O Santa Tecla Fútbol Club.

A História do santa Tecla

A história do time começou em 2007, quando empresários da cidade de Santa Tecla, na região metropolitana da capital San Salvador, resolveram criar um time. Logo nos primeiros anos, em 2012 subiram para primeira divisão. A partir daí, eles conseguiram se estabilizar na divisão principal do país. Fazendo campanhas regulares, até que três anos depois, ganharam seu primeiro titulo, o Clausura de 2015. A partir daí, começaram a vir os títulos, em 2016 ganhou o Apertura, e em 2017, ganhou o Clausura novamente.

Uma curiosidade é que o maior ídolo e artilheiro dos Tecleños é um brasileiro. Ricardo Ferreira, mais conhecido como Ricardinho Paraíba, começou no Colatinense (ES) e jogou em vários times do futebol capixaba, entre eles, Vitória, Estrela do Norte e Desportiva Ferroviária. Também teve passagens pelas divisões de base do Corinthians. Mas foi no Santa Tecla que ele conseguiu suas maiores conquistas, foi peça fundamental nos primeiros anos da equipe de Las Delicias na primeira divisão e no titulo de 2014. Além disso, é o maior artilheiro da história do time, com 47 gols em 116 jogos. Outro jogador importante a jogar pelos verdes foi Loco Abreu. O uruguaio esteve no clube em 2016, onde marcou 13 gols em 21 jogos.

O Escudo do Santa Tecla

O Escudo do Santa Tecla

Em seu escudo, que é uma adaptação do brasão da cidade de Santa Tecla, aparecem dois itens em destaque. Em vermelho e branco, no canto direito, aparece o Palácio Municipal. Uma construção do início do século XX, que após ser destruída num terremoto que arrasou o país em 2001, foi abandonada. Até que em 2008 foi reconstruída e hoje funciona como um museu. Em baixo, aparece uma vista do Parque Boquerón. Onde fica localizado o Volcano San Salvador, um dos símbolos de El Salvador.

O Volcano de San Salvador

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *