Colecionador – Fábio Rodrigues Rego

Hoje 14 de Agosto, aniversário da Portuguesa. Em homenagem a Lusa e a todas as Portuguesas do Brasil no dia 19 de agosto acontece em São Paulo a  23ª edição do Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol. Então nada melhor do que entrevistar um colecionador da Portuguesa-SP essa semana. Nosso entrevistado é o colecionador Fábio Rodrigues Rego. Confira.

Coleção para estar mais perto do time do coração

NaGaveta: Como começou a colecionar? Alguém em especial te incentivou?

Fábio: Me lembro de ter tido e usado camisas da Lusa na minha infância, nos anos 70. Ia com meu pai aos jogos no Canindé. Mas começar a colecionar foi mais nos anos 90. Já com 30 anos, lembro de ter comprado a azul do Brasil depois da conquista do tetra. Fiquei um tempo sem ir ao Canindé e colecionar as camisas foi como tentar se manter por perto, mesmo estando longe.

Itens da Lusa na Coleção

NaGaveta: Sua coleção tem algum foco específico?

Fábio: Além das camisas do Brasil. Curto Inglaterra Holanda e Portugal. E quando o assunto é times Liverpool e Ajax. Além é claro as camisas da Lusa.

NaGaveta: Qual camisa você destaca na sua coleção?

Fábio: Como todo colecionador, acho muito difícil eleger uma camisa apenas. Gosto muito das do período 1997 a 1999. Mas com toda  certeza a mais importante é a do vice do brasileiro 1996.

Fábio e o Armário onde guarda as camisas

Opinião sobre a Lusa Atual

NaGaveta: Como torcedor e colecionador como você entende esse momento da Lusa. É a favor de alguma fusão?

Fábio: Independente de rolar fusão ou não. Precisava era mudar as pessoas, tirar aqueles conselheiros vitalícios que só querem delapidar e vender o patrimônio do clube. Colocar gente nova, comprometida com mentes que pensem no futuro do clube, não apenas no próprio bolso.

NaGaveta: Quantas camisas da Portuguesa você tem? Além das camisas tem outros objetos do clube?

Fábio: São 154 camisas de jogo/torcedor. Além de agasalhos, blusões, camisas retro, material da torcida Leões da Fabulosa, flâmulas. .. bandeiras, bonecos, títulos de sócio remido e familiar, e cadeira cativa no Canindé e uma miniatura do Canindé.

Miniatura do Canindé

A Esposa como modelo da coleção de Fábio Rodrigues Rego

NaGaveta: Por fim gostaria que você contasse como é a relação das pessoas próximas com a sua coleção. 

Fábio: Meu uniforme de trabalho é  camisa de futebol e bermuda. É um tipo ótimo de coleção porque você pode usa-la na rua (rs). Sou casado há 4 anos e minha esposa é minha modelo para fotografar as camisas e postar no facebook, ela que se ofereceu. Acho que hoje ela se arrepende um pouco (rs).  Diz que um dia ela chegará em casa e verá camisas no lado dela na cama (rs).

NaGaveta: Algum fato curioso aconteceu na negociação de suas camisas.

Fábio: Fato pitoresco é o mesmo que já li aqui no blog, acontece com todo torcedor/colecionador. Ir ao estádio e ver alguém com uma camisa que você não tem. Pensei muito  em ir até ele e fazer uma proposta,  afinal tem gente que não se importa em ir embora sem camisa (rs). Mas achei melhor não. Era um menor e não vi nenhum adulto por perto. Ele poderia achar que era assédio, melhor não arriscar (rs) Por fim apenas dizer que o mais importante no colecionismo não é um pedaço de pano,  sim as amizades construídas ao longo dos anos. Pessoas que não medem esforços em te avisar quando aparece alguma camisa do teu foco. Em tirar dúvidas a respeito de um determinado modelo, mandando fotos, trocando informações. Esse tipo de comprometimento e respeito desses verdadeiros amigos vou carregar pelo resto da minha vida.

Fábio e sua coleção da Lusa

Como sempre, agradecer a entrevista e disponibilidade do amigo e colecionador Fábio Rodrigues Rego. Por fim sempre lembrando aqui Na Gaveta, o espaço é todo seu e o próximo pode ser você.

 

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

Talvez você também se interesse por...

2 Responses

  1. Wagner Anunciato diz:

    Grande Fabio…alem do gosto musical ser otimo, torce para o melhor time do mundo!!! viva a lusa sempre!!!

  2. robert diz:

    hello , you have nice jerseys i see and manny , my name are robert from holland i ame jersey collectos too i have nowe 2530 jersey doo you like swap with my . regards robert

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *