Intocáveis – “cane da guardia”

Gattuso_em_ação_pela_Itália

Gattuso em ação pela Itália

Nascido em Corigliano Calabro no dia 09 de janeiro de 1978, defendeu três clubes italianos mas tem uma identificação gigante com o Milan. Antes de chegar no rossoneri passou por Perugia e Salernitana na Itália e por uma temporada no Rangers da Escócia. Apesar do seu amor pelo Milan encerrou sua carreira no Sion da Suíça e lá, após a demissão do técnico, passou a atuar como treinador e jogador. Destacou-se na Squadra Azzurra, e principalmente pela raça em campo, atuava quase como um cão de guarda em frente à defesa em todas as partidas, foi um dos destaques do título italiano em 2006.

Uma carreira com títulos importantes, dois Campeonatos Italianos, duas Supercopas Italianas e uma Coppa Itália, como destaque em terreno italiano. Fora da Itália ele faturou duas Ligas dos Campeões, duas Supercopas da UEFA e um mundial de clubes. Pela seleção venceu a copa do mundo 2006, um campeão com raça.

Individualmente não foi muito reconhecido mas fez parte de algumas seleções do campeonato italiano.

Sua primeira Copa do Mundo foi na Coréia e Japão em 2002, acabou sendo eliminado pelos anfitriões, em partida polêmica a Squadra Azzurra caiu diante os Coreanos. Apesar de sua dedicação a equipe não fez o suficiente para eliminar o adversário.

Na Alemanha, em 2006, teve uma grande atuação e foi um dos pilares à frente da defesa italiana. A caminhada foi firme rumo ao título, dessa vez a Squadra Azzurra foi o algoz de todos os adversários e na final contra a França o título veio na disputa de pênaltis.

Em 2010, na Copa da África do Sul, o guerreiro da Itália já não vivia seu melhor, já estava próximo de parar de jogar, mesmo assim fez parte da seleção italiana. Não teve muito como fazer diferença e viu o time sucumbir na primeira fase da competição.

Um verdadeiro guerreiro que honrou as cores da seleção e dos clubes por onde passou.

Esse é Gennaro Gattuso, mais um Intocável do Na Gaveta.

Rodrigo Pedrosa

Membro da família Na Gaveta, apaixonado por esportes, colunista do Manchester United no Manchester United Brasil, colecionador, Pai de Alice e Carol, atleta de handebol no Clube Português do Recife...

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *