Intocáveis – “gioca in tutte le posizioni”

Nascido em Como no dia 19 de fevereiro de 1977, iniciou no futebol profissional no time da cidade, o Como em 1994, e logo chegou na elite do Calcio, após uma rápida passagem pelo Bari, chegou à Juventus onde ficou até 2006, saiu da Velha Senhora para o Barcelona da Espanha que defendeu por duas temporadas antes de retornar ao futebol italiano, no Milan. Em 2012 não teve seu contrato renovado e resolveu parar, mas um convite do Chiasso da Suíça o fez jogar mais uma temporada como jogador/treinador do clube. Jogador de destaque na Squadra Azzurra, fez quase 100 partidas com o manto italiano, atuava em quase todas as posições da defesa, foi um dos destaques do título italiano em 2006 quando foi eleito o melhor lateral da competição.

Títulos importantes por onde passou, uma Supercopa Italiana e uma espanhola, três campeonatos italianos e por seis vezes saiu como campeão do troféu Luigi Berlusconi, além, claro, da Copa do Mundo 2006.

Individualmente fez parte de algumas seleções do campeonato italiano e também foi o melhor lateral direito da Copa do Mundo 2006 e Eurocopa 2004.

Sua primeira Copa do Mundo foi na Coréia e Japão em 2002, jogou todas as quatro partidas da seleção no torneio, não tinha o que fazer quando foi eliminado pelos anfitriões, em partida polêmica a Squadra Azzurra caiu diante os Coreanos.

Na Alemanha, em 2006, teve uma grande atuação e foi o melhor lateral direito da competição. Não jogou a primeira partida pois vinha de lesão, mas jogou todos os outros seis jogos até o título, dessa vez a Squadra Azzurra não deu mole e venceu a França. O título veio na disputa de pênaltis.

Em 2010, na Copa da África do Sul, o polivalente lateral da Itália também jogou todas as partidas da seleção na competição, mas com o elenco envelhecido a Squadra Azzurra não vivia seu melhor momento e foram eliminados na primeira fase da Copa.

Um jogador versátil e polivalente que teve destaque por onde passou.

Esse é Gianluca Zambrotta, mais um Intocável do Na Gaveta.

Rodrigo Pedrosa

Membro da família Na Gaveta, apaixonado por esportes, colunista do Manchester United no Manchester United Brasil, colecionador, Pai de Alice e Carol, atleta de handebol no Clube Português do Recife...

You may also like...

1 Response

  1. 22/07/2017

    […] no gol teria Cannavaro e Baresi à sua frente na zaga, e nas laterais Maldini na esquerda e Zambrotta na […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *