Islândia: De queridinha da Eurocopa à classificação inédita para a Copa

Não é de agora que as Islândia vem roubando a atenção dos amantes do futebol. Bateu na trave nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 caindo na repescagem para a Croácia. Já em 2016 indo contra qualquer lógica, foi a grande sensação da Eurocopa. Tendo se classificado em segundo lugar no grupo F, deixando Portugal com o terceiro lugar e ainda eliminou a Inglaterra nas oitavas de final. Foi parada somente pela anfitriã França nas quartas.


Islândia: Do exótico ao resultado prático.

Em nova disputa nas Eliminatórias, agora ao Mundial da Rússia em 2018, a seleção islandesa garantiu a 1ª colocação no Grupo I. Venceu o Kosovo por 2 x 0 na capital Reykjavik conseguindo a vaga direta para Copa. Fará sua estreia no maior torneio do futebol onde pode encontrar inclusive com a seleção brasileira na fase de grupos. Será, o país menos populoso a disputar a Copa em todos os tempos. Segundo a federação nacional de futebol, a “Knattspyrnusamband Islands” (KSI), fundada em 1947, existem apenas três mil adultos jogando bola, e somente são 100 profissionais. Lembrando que a população da Islândia é de 330 mil habitantes.
Para se ter uma ideia do feito islandês, a equipe foi a lanterna do seu grupo, com apenas cinco pontos (apenas uma vitória), nas Eliminatórias para a Copa de 2010, na África do Sul. Desde então, com o surgimento de novos talentos, como o valorizado Sigurdsson (contratado pelo Everton na última janela por incríveis 50 milhões de euros), a seleção vem evoluindo. 

A comemoração da ISlandia vai estar na Russia

Trabalho de Base


O sucesso, aliás, se deve em boa parte ao apoio dado pelo governo da pequena nação ao esporte. Crianças são incentivadas a praticarem atividades físicas desde cedo. O que vem formando uma geração de esportistas natos, e, principalmente, bons futebolistas. Além disso, há grande investimento em estrutura física, com a inauguração de estádios e centros de treinamentos, muitos deles indoor, para aguentar as gélidas temperaturas do país.

E o que esperar da Islândia na Rússia em 2018 ? aonde os islandeses podem chegar ? Luta , empenho e comprometimento dentro de campo não devem faltar. Isso aliado ao futebol moderno de obediência tática podem resultar em uma seleção que dará muito trabalho aos adversários. Além de  muitas alegrias aos islandeses e aos amantes do futebol

Talvez você também se interesse por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *