Para ler nas férias dos boleiros – À sombra de gigantes

Jornalista lança livro sobre o outro lado do futebol europeu

O livro-reportagem “À Sombra de Gigantes – Uma viagem ao coração das mais famosas pequenas torcidas do futebol europeu” é um projeto que nasceu da viagem de 50 dias do jornalista gaúcho Leandro Vignoli por estádios da Europa. Ao todo foram visitados 15 jogos no início de 2017, em que o jornalista escreveu sobre 13 pequenos clubes encurralados nas mesmas cidades de Real Madrid, Barcelona, Bayern, entre outros famosos. 

Sobre o livro

Diante de torcidas pequenas e um amor que não medido em títulos, o livro busca entender a paixão destes torcedores, e como os clubes ainda sobrevivem. Em que a maioria dos times não vence títulos e as torcidas são pequenas. Dos ativistas políticos do St. Pauli à fama de hooligans dos torcedores do Millwall, do fanatismo e quase fé da torcida do Torino ao apego pelo seu bairro da torcida do Rayo Vallecano, na parte mais pobre de Madri, o livro ainda explora a relação social e familiar dos torcedores com suas cidades, bairros e clubes de coração. Além, é claro, de muito futebol dentro do estádio.

À Sombra de Gigantes é sobre a resiliência destes apaixonados, e por isso cada capítulo tem uma partida como cenário. Neste aspecto, o livro é também um guia de viagem, com as experiências, os percalços, e muitas entrevistas. É um livro de torcedor para torcedor.  Ainda há um quê de história, do nacionalismo catalão ao comunismo da Alemanha Oriental. Histórias que fazem do futebol muito mais do que apenas futebol. A única coisa que não muda é a paixão. Essas histórias sempre valem a pena.

Imagem do livro "À sombra de gigantes"

O livro é dividido em 13 capítulos, sobre cada um dos times visitados. São eles:

  • Espanyol (Barcelona)
  • Rayo Vallecano (Madri)
  • TSV 1860 Munique
  • Union Berlin (Berlim)
  • St. Pauli (Hamburgo)
  • Millwall
  • Fulham
  • Leyton Orient (Londres)
  • Queen’s Park (Glasgow)
  • Belenenses (Lisboa)
  • Red Star (Paris)
  • Sparta (Roterdã)
  • Torino (Turim)
Financiamento coletivo

À Sombra de Gigantes foi financiado através de crowdfunding no Catarse, onde o autor arrecadou cerca de R$ 25 mil reais para a produção gráfica do livro e a impressão de uma tiragem de 800 exemplares. Foram 464 apoiadores no total.

Sobre o autor

Leandro Vignoli é jornalista com passagens em rádios, revistas, e redação de conteúdo para marcas. Trabalhou como social media no SporTV, e foi repórter do Comitê Rio 2016 e Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. No Canadá, ainda trabalhou para a rádio Sportsnet 590 The Fan, e assinou uma coluna no Inside Toronto durante a Copa de 2014.

O evento de lançamento acontece no dia 20 de janeiro, às 14h, na Atrox Casual Club, em São Paulo. A loja fica na Rua Augusta, 1371 – loja 218 no segundo piso.

Mais informações: https://www.facebook.com/asombradegigantes/

Quem quiser, pode comprar o livro pela internet:

Livro físico: http://amzn.to/2AGEqvA
Ebook Kindle: http://amzn.to/2CMaGKy

Fábio Vilela

Fábio Vilela cozinha, desenha, fotografa, coleciona camisas e gosta de falar de futebol. Adora lembrar dos craques dos anos 90 e da época de ouro do Calcio. Relembra com nostalgia dos seus esquadrões de futebol de botão, que ele mesmo fazia. Fã de polêmicas e de Cantona, Sérgio Ramos, Luis Suarez, Batistuta e acha La Bombonera o estádio mais legal do mundo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *