Pelas barbas do profeta – Sport Recife

O mascote Leo está presente em todos os jogos na Ilha do Retiro.

Hoje o Pelas Barbas do Profeta destaca o campeão pernambucano de 2017. O Leão do Norte venceu ontem a partida contra o Salgueiro e conquistou seu quadragésimo primeiro título estadual. A história do mascote é tão emblemática que o Sport passou a utilizar o Leão no escudo e esse é o principal apelido utilizado pelo clube.

Em 1919 o Sport foi ao Pará jogar uma série de amistosos contra combinados das equipes da região. A empreitada foi considerada uma loucura da equipe pernambucana, pois o futebol paraense era mais forte e desenvolvido na época.

Mas o Sport teve bons resultados nos jogos saindo com duas vitórias, um empate e duas derrotas. Num dos jogos foi posto a prêmio um troféu gigante com um guerreiro grego e um leão ao seu lado, chamado de Leão do Norte, e para desespero da torcida paraense o Sport venceu a partida e antes da equipe partir de volta para Pernambuco a torcida adversária tentou tomar o troféu de volta na força, a delegação do Sport foi para briga e manteve a taça que durante o tumulto teve um pedaço quebrado.

Troféu Leão do Norte, a origem do mascote, apelido e de quebra brasão do clube pernambucano.

Desde então o Sport adotou o Leão no seu brasão oficial e o animal como mascote.

Desde 2007 o Sport conta com Leo, a personificação de um cartoon criado por Humberto Araújo. Ele está presente em todos os jogos do Sport na Ilha do Retiro e participa de muitas ações de marketing, na mais recente foi receber, no aeroporto do Recife, o mascote do Bahia na final da Copa do Nordeste.

O cartoon criado por Humberto Araújo é muito utilizado pelo clube e em 2007 ganhou vida na criação do Leo.

A taça Leão do Norte se encontra na sala de troféus do clube e curiosamente nunca foi restaurada, continua até hoje com o mesmo remendo da época.

A Rede Globo Nordeste fez um vídeo legal contando a história em cordel, você pode ver aqui.

Esse foi mais um episódio do Pelas Barbas do Profeta, falando do imponente mascote do Sport Recife, o Leão do Norte.

Rodrigo Pedrosa

Membro da família Na Gaveta, apaixonado por esportes, colunista do Manchester United no Manchester United Brasil, colecionador, Pai de Alice e Carol, atleta de handebol no Clube Português do Recife...

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *