Por fora das 4 linhas – Brinco de Ouro da Princesa

Brinco de Ouro da Princesa

Brinco de Ouro da Princesa. Reprodução: Google Maps

Ei, Psiu! Cidade Princesa D´Oeste, já ouviu falar?
Ou que tal, Brinco de Ouro da Princesa, conhece?

Pois é, nosso Brasil de aproximadamente 5.570 municípios dispõem de alguns nomes charmosos e Princesa D´Oeste é o apelido carinhoso da cidade de Campinas no estado de São Paulo, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes. Mas o papo aqui é futebol e hoje o “Por Fora das 4 Linhas” falará sobre esse belíssimo nome dado a um estádio de futebol, o Brinco de Ouro da Princesa, o estádio do Guarani Futebol Clube. 

E pra falar do porque do nome Brinco de Ouro da Princesa, lembramos-nos do jornalista campineiro João Caetano Monteiro Filho, que após a apresentação da maquete do estádio ele fez uma matéria no jornal Correio Popular dando o titulo para a mesma de “Brinco de ouro para a princesa”, fazendo ali um trocadilho com o apelido da cidade de Campinas e o formato circular do estádio, parecendo um brinco e devido a toda repercussão pela matéria, assim foi sacramentado o nome do estádio do Guarani Futebol Clube, Brinco de Ouro da Princesa.

Inaugurado em Maio de 1953, teve como primeiro jogo Guarani x Palmeiras e o time da casa levou a melhor vencendo por 3×1 o clube paulistano. Mas a iluminação só veio 11 anos depois e naquele dia o jogo festivo foi entre Guarani x Flamengo e o bugre venceu por 2×1.

Casa do Campeão Brasileiro em 1978, Guarani FC, o Brinco iria aumentar ainda mais sua capacidade e ainda naquele ano iniciavam as obra do Tobogã, elevando a capacidade para mais 15 mil lugares.

O estádio foi palco de jogos marcantes na história de Campinas, como por exemplo a Seleção Brasileira que em preparação para a Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra, fez jogos treinos no local contra um combinado de Campinas e depois voltou em 1990 quando venceu a Bulgária por 2×1, registrando ali o segundo maior publico do estádio, 51.720 torcedores.

O maior público já registrado pelo Brinco foi em 1982 quando pela semifinal do Campeonato Brasileiro o Guarani foi derrotado pelo Flamengo por 3×2 e tendo um publico de 52.002.

Hoje devido a mudanças e até por questão de segurança, o estádio comporta pouco mais de 29 mil pessoas e independente da fase a qual o clube passa dentro de campo, o Brinco de Ouro da Princesa sempre será um dos mais belos e chamativos estádios do nosso país, pela imponência de seu tobogã e principalmente pelo seu nome único.

Talvez você também se interesse por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *