Porque o sucesso de Rogério Ceni incomoda tanto?    

Antes de mais nada, vamos falar aqui do Rogério Ceni treinador. É exatamente esse o ponto. É impossível para qualquer análise de quem quer que seja separar os papéis de Rogério Ceni.

Ceni como todos sabem começou sua carreira de técnico “por cima” e no time que defendeu durante toda sua carreira, o São Paulo. Mas é óbvio a inexperiência e a função de “para-raio” da diretoria do São Paulo cobraram seu preço. As eliminações no Paulista, na Copa do Brasil e na Sul-americana cobraram seu preço.

Fora isso a inexperiência em um mini-desmanche do seu time e do que ele tinha pensado para o futuro tricolor foram preponderantes para a saída do técnico Rogério Ceni em apenas sete meses de trabalho.

O Fortaleza

No final do ano veio o convite do Fortaleza para Rogério Ceni recomeçar sua nova carreira. Parecia realmente o encontro ideal. O Fortaleza depois de muito tempo voltava a disputar a Série B. Apesar das limitações de recursos o centenário do clube era o momento ideal de pensar grande e a diretoria surpreendeu contratando Rogério.

O começo não foi muito bom. O Tricolor chegou a esperada final estadual contra o Ceará mas acabou derrotado e Rogério criticado pela escalação na final.

Mas a Série B começou e com ela a arrancada do Fortaleza no início. O momento de queda passa pela perda de jogadores-chave para a campanha até então. Gustavo e Marcinho ficaram mais de um mês parados e Edinho foi negociado com o Atlético-MG.

Porém dessa vez um mais experiente Rogério soube segurar o time na primeira posição, usando a boa vantagem que tinha e rearmando o seu time. É interessante ver o Fortaleza jogar, o time tem as marcas de seu técnico e o que ele pensa. Linha de defesa alta, dois volantes que sabem sair para o jogo e não apenas marcar, dois pontos rápidos e um centroavante que além de finalizar, faz bem o trabalho de pivô.

Mas então porque o sucesso de Rogério Ceni incomoda?

Dito tudo isso, vem a pergunta que norteia esse texto. Nas últimas semanas inúmeras matérias sobre Rogério Ceni foram feitas e diversas críticas também. Frases como “Mas é na Série B”, “Outros já fizeram isso e não ganharam destaque” foram usadas para menosprezar o trabalho de Rogério. Sim meus amigos é tudo verdade. Mas com certeza o nome de Rogério Ceni no futebol dá maior peso ao que está sendo feito.

E a imprensa tem total razão em explorar isso de forma positiva, o cara levou um time recém promovido a liderança da Série B depois de 21 rodadas, tem o melhor ataque e a segunda melhor defesa da Série B. E além de tudo tem um time que agrada aos olhos de quem assiste, então esqueça o que Rogério fez como goleiro e se ele era rival do seu time. Esqueça se você acha ele arrogante ou gente boa. Rogério Ceni não vai casar com a sua filha ou com a sua irmã. Você não precisa gostar dele, mas tem que reconhecer que agora ele é técnico e faz um ótimo trabalho melhor que o de inúmeros técnicos da Série A.

Agradecimento ao leitor e torcedor do Fortaleza Gildo Rodrigues pela colaboração no texto

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

Talvez você também se interesse por...

1 Response

  1. Caio Prazeres diz:

    Falou tudo Emerson!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *