Seleção de Novatos do Guarani

Hoje a nossa seleção de novatos vai até o interior de São Paulo, mais precisamente para a cidade de Campinas. Vamos falar dos jogadores que começaram suas carreiras profissionais no Guarani Futebol Clube. O único time de uma cidade do interior a conquistar o Campeonato Brasileiro.

Goleiro

No gol Gléguer Zorzin, foi goleiro do Guarani no final dos anos 90, rodou  Brasil defendendo diversos clubes, com destaque para sua passagem no Corinthians e também no Cruzeiro.

Zaga

Na zaga vamos com uma formação diferente da usual. Começando com o multicampeão Edu Dracena. Dono de 17 títulos na carreira. Foi campeão brasileiro por Cruzeiro, Corinthians e Palmeiras e da Libertadores pelo Santos. Isso para ficarmos só nas principais conquistas por times brasileiros. Ao lado dele a técnica e seriedade de Julio César. O jogador que disputou a Copa de 1986 quando ainda vestia a camisa do Guarani, conquistou o mundo, tendo passagens de destaque por Juventus e Borussia Dortmund. Pelo time alemão foi campeão da Champions e Mundial em 1997. Um dos maiores zagueiros da história do Guarani, Amaral era extremamente técnico e tinha uma saída de bola impressionante. Defendeu a seleção brasileira na Copa de 1978 quando praticamente garantiu a classificação da seleção salvando dois chutes em cima da linha. Jogou também pelo Corinthians onde foi campeão paulista de 1979, no Santos e no futebol mexicano.

Meio-Campo

O meio-campo bugrino começa com um campeão do mundo. Jogador de muita seriedade, poder de marcação e uma noção tática impressionante Mauro Silva começou sua carreira no Guarani. De lá saiu para o Bragantino onde foi campeão paulista de 1990 e marcou época no Deportivo La Coruña onde é o segundo jogador que mais vezes vestiu a camisas do time espanhol. Foi campeão e peça fundamental na Copa do Mundo de 94. Ao lado dele Renato, jogador de futebol elegante que fez e continua fazendo história com a camisa do Santos. Assim como Mauro Silva também rumou para o futebol espanhol, mas foi para o Sevilla onde conquistou duas vezes a Liga Europa.

Nas meias dois craques. Vamos começar com o eterno camisa 10 Neto o Xodó da Fiel. Pelo Guarani foram muitos gols, lances explosivos e muita polêmica. Neto defendeu os quatro grandes clubes de São Paulo e inúmeros outros pelo Brasil e pelo mundo. Mas com certeza seus principais momentos foram no Guarani e no Corinthians. No alvinegro foi campeão brasileiro de 1990 e virou o xodó da Fiel. Ao lado dele Renato, ou o Pé Murcho, um apelido injusto como bem afirmou Neto certa vez. renato era extremamente técnico, armava o jogo como queria e deixava marcadores para trás aos montes. Esteve no esquadrão campeão brasileiro de 1978, jogou com destaque por São Paulo e Atlético-MG.

Ataque

No ataque dois centroavantes excelentes e um atacante que também tinha faro de gol. Vamos começar pelo mais novo. Amoroso formou ao lado de Luizão uma dupla de ataque impressionante que levou o Bugre até as semifinais do Campeonato Brasileiro de 1994, só parando no Palmeiras da Era Parmalat. Tinha muito talento, dribles e uma finalização mortal.  Sofreu com contusões na carreira e praticamente não ficou muito tempo em nenhum time, mas conquistou muitos títulos na carreira. Destaque para a Supercopa Européia pelo Parma em 1999. o título alemão de 2001-2002 pelo Dortmund e a Libertadores e o Mundial de 2005 pelo São Paulo.

Junto com Amoroso, a capacidade de finalização, a frieza e inteligencia de Evair. Jogador que foi bem por onde passou, mas fez história mesmo no Palmeiras, onde virou ídolo da torcida e se tornou herói na conquista do histórico título paulista de 1993. Careca fez parte do histórico time campeão brasileiro de 1978, com apenas 18 anos e fez o gol do título na final contra o Palmeiras. Jogou Libertadores pelo Bugre e ficou até 1982. Brilhou também no São Paulo, onde ganhou o Brasileiro novamente, em cima do próprio Guarani. Jogou as Copas de 86 e 90 e foi o grande parceiro de Maradona em tempo que o Napoli era um dos principais times do futebol italiano.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *