Streetwear Futebol Clube. O futebol no auge da moda

E o futebol invadiu a moda.

Isso mesmo.

Vai me dizer que nunca viu por ai algum garoto, ou até garota, com uma camisa de futebol na rua ou na balada e não necessariamente numa quadra ou campo batendo uma bola. Pois é, o futebol virou Streetwear.

Camisas de futebol tomam contam da moda streetwear.

Camisas de futebol tomam contam das ruas.

Ah, é ridículo. Brega. Cafona.

Tá, pode até ser. Mas não tem como negar que elas estão aí, presentes no Streetwear das metrópoles e a tendência, por hora, é aumentar cada vez mais.

É só começar a reparar.

Quem já reparou e sacou que o negócio tá bombando são as grandes marcas de material esportivo. Cada vez mais as camisas chegam com estilo e personalidades próprias para atingir os torcedores de todas as idades incentivando o uso fora das quatro linhas.

A Nike lança já ha algum tempo a sua linha black, inclusive com várias camisas da Seleção Brasileira e recentemente lançou uma linda linha Black para a Seleção Francesa.

Linha Black Nike para a Seleção Francesa de Futebol

Linha Black Nike para FFF

Linha Black Nike para a Seleção Francesa.

Linha Black Nike para a Seleção Francesa.

Os terceiro uniformes, chamados de third, estão em alta, com escudos monocromáticos, cores sóbrias e designs diferenciados.

As campanhas de marketing ganharam tons de passarela e de anúncios de grifes badaladíssimas. As vitrines, saíram do trivial e confundem-se com as mais famosas marcas da moda.

Sem contar os mega investimentos em branding, como o famoso caso da Juventus de Turim, que abandonou o tradicional escudo por um simples e icônico J. Uma mudança que deu o que falar e claro, falamos aqui.

Cavani na campanha do terceiro uniforme do PSG

Cavani e o terceiro uniforme do PSG que remete aos cavaleiros medievais.

Vitrine da loja do PSG em Paris.

Vitrine da loja do PSG em Paris.

A Adidas já lançou coleções temáticas, como a linha especial comemorativa dos 70 anos de Franz Beckenbauer, para a Adidas Originals, vertente cool da marca alemã. O tom retrô inspira o uso em diferentes situações.

A marca alemã inclusive já desenhou para o Palmeiras uma camisa inspirada em vestimentas de rugby. Tudo pensado para o uso nos momento de prazer, onde o fanático pelo esporte pudesse demonstrar sua paixão de forma mais “elegante”.

Outra estratégia da marca foram as camisas fabricadas a partir de resíduos plásticos retirados dos oceanos. Fruto de uma parceria com a Parley, que busca soluções imaginativas para salvar a biodiversidade dos oceanos. Real Madrid e Bayern de Munique foram as estrelas da campanha e vestiram os mantos inovadores contra Sporting Gijón e Hoffenheim, ano passado, em jogos válidos pelos campeonatos nacionais.

Adidas Originals Franz Beckenbauer.

Adidas Originals Franz Beckenbauer.

Campanha da Adidas e a parceria com a Parley.

Campanha da Adidas e a parceria com a Parley.

Camisas para ir em casamento?

Tá bom… exagerei. Mas não há como negar que algumas são muito elegantes e de extremo bom gosto.

Fora a parte visual, o pessoal quer também estar na moda usando a camisa do clube ou craque do momento.

Muitos brasileiros abandonaram a carreira de torcedor/sofredor de equipes sem recursos, mal administradas e com poucas estrelas para ostentar um clube milionário e suas estrelas mundiais.

Meu Barça. Hala Madrid. Mia san mia. Glory, glory, Manchester United. São expressões da moda.

Zico, Bebeto, Ronaldo e Romário deram lugar a Lewandoviskis, Messis, Ronaldos, Ibrahimovics, Pogbas e muitos outros nomes que até pouco tempo não sabíamos nem pronunciar direito.

Todos querem ter a camisa do seu craque...lá de fora.

Todos querem ter a camisa do seu craque…lá de fora.

O Streetwear foi para as passarelas da moda e o futebol tratou rapidinho de ocupar o lugar nas ruas.

Vai durar?

Pode ser. Ou pode não ser. A verdade é que a tendência é de que a moda se renove. Muitas novas marcas estão surgindo unindo alta moda e futebol.

Astros consagrados estão lançando suas marcas.

Um deles é Ibrahimovic que lançou a sua A-Z Sportswear, Roupas para usar no treino ou nas ruas. De A a Z. De amadores a Zatlan´s.

 

Uma das que inicia seus passos aqui na terra do futebol é a Cravvo, marca inspirada no mix entre o futebol dos estádios e o jogo informal das ruas, orientada pela autenticidade das grandes metrópoles .

O nome faz referência ao cravo das chureiras, um dos ícones do esporte. Sediada na cidade de São Paulo, seus produtos celebram o lifestyle dos jogadores, clubes e adeptos do futebol do mundo todo.

Foto do catálogo Season One da Cravvo.

Foto do catálogo Season One da Cravvo.

Foto do catálogo Season One da Cravvo.

Foto do catálogo Season One da Cravvo.

Foto do catálogo Season One da Cravvo.

Foto do catálogo Season One da Cravvo.

Falamos de grandes marcas de material esportivo, camisas retrô, streetwear e para finalizar vou contar um fato curioso e que pouquíssimas pessoas sabem.

Você sabia que um dia uma tal Lacoste vestiu uma equipe de futebol?

Veja a foto, descubra qual é e deixe a resposta nos comentários.

Lacoste e Benfica

Lacoste equipou um vitorioso clube europeu na década de 70.

Fábio Vilela

Fábio Vilela cozinha, desenha, fotografa, coleciona camisas e gosta de falar de futebol. Adora lembrar dos craques dos anos 90 e da época de ouro do Calcio. Relembra com nostalgia dos seus esquadrões de futebol de botão, que ele mesmo fazia. Fã de polêmicas e de Cantona, Sérgio Ramos, Luis Suarez, Batistuta e acha La Bombonera o estádio mais legal do mundo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *