Times com Nome Próprio

Se você gosta de futebol nacional com certeza você ja ouviu falar em: Sampaio Correa, Placido de Castro, Marcílio Dias e muitos outros, são inúmeros times com nome próprio. Mas afinal quem foram essas pessoas que dão nomes a essas equipes de futebol, o NaGaveta vem nessa matéria trazer alguns exemplos de clubes com nomes próprios no Brasil e no mundo, confira:

Club de Regatas Vasco da Gama

Começamos pelo mais famoso clube do Brasil com nome próprio o glorioso Vasco da Gama presta homenagem ao famoso navegador português. O navegador entre outros feitos se destacou por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa até a Índia. Nos campos a equipe de São Januário é uma das maiores do Brasil.

Sampaio Corrêa Futebol Clube

José Matoso de Sampaio Corrêa, nascido em Niterói foi professor, engenheiro, jornalista e político brasileiro. Também foi presidente do Aeroclube brasileiro e da nome ao clube mais popular do Maranhão. Foi senador pelo Distrito Federal em 1921 a 1927. A homenagem inicial dos fundadores da equipe foi na verdade a um hidroavião. O Sampaio Correa II amerrissou em São Luis em 1922 e serviu de inspiração para quem fundou o time. Nos campos o Sampaio Correa é o principal campeão estadual. Participou da Copa Conmebol de 1998 chegando até as semifinais.

Sampaio Correa na disputa da Copa Conmebol

Plácido de Castro Futebol Clube e Galvez Esporte Clube

Dois times do mesmo estado. José Plácido de Castro nasceu em São Gabriel (RS). Foi um político e militar idealista brasileiro. Foi também líder da Revolução acriana.  é o patrono do 4º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro – “Batalhão Plácido de Castro”. Também é patrono da Polícia Militar do Acre. O Plácido de Castro é um time fundado e comandado pela Polícia Militar local. A equipe foi uma vez campeão acriano em 2013.

Luis Gálvez Rodrigues de Arias foi um jornalista, diplomata e aventureiro espanhol que proclamou a República do Acre em 1899, foi por duas vezes Governador do Acre, até ser deposto. Nos campos o Galvez Esporte Clube não teve muito sucesso, conquistando como principal resultado o título da segunda divisão estadual em 2012.

Clube Náutico Marcílio Dias

Marcílio Dias foi um marinheiro da Armada Imperial Brasileira. Foi herói da Batalha do Riachuelo que ocorreu durante a Guerra da Tríplice Aliança. O Marcílio Dias foi inicialmente fundado como um clube náutico daí a escolha pelo nome do marinheiro. O marinheiro como o clube é carinhosamente chamado conquistou apenas um título estadual em 1963.

Sport Vereniging Robinhood

Isso mesmo, o NaGaveta não está louco. No Suriname temos um clube que homenageia o mítico herói inglês.Robin Hood teria vivido no Século XII na floresta de Sherwood. Tendo ou não existido sua lenda permanece até os dias de hoje.  Nos campos o RobinHood é um dos principais clubes do Suriname e maior campeão nacional com 23 títulos conquistados. Sua ultima conquista ocorreu em 2011/2012.

Robin Hood, o personagem

Club de Deportes O’Higgins

Foi uma das figuras fundamentais da Independência do Chile. Militar e estadista é considerado o “Pai da Pátria”. Dá nome ao O’Higgins da cidade de Rancagua, nos campos a equipe do interior do Chile foi campeã nacional apenas uma vez. Levantou a Taça do Apertura de 2013. Além da homenagem da equipe de Rancagua, O’Higgins foi homenageado com a Taça Bernardo O’Higgins. Disputada cinco vezes entre Brasil e Chile nos anos de 1955, 1957, 1959, 1961 e 1966. Foram três títulos dos brasileiros e um dos chilenos, em 1966 a taça foi dividida entre os dois países.

Camisa do O”Higgins

Clube Atlético Velez Sarsfield

Dámaso Simón Dalmacio Vélez Sarsfield foi um advogado e político argentino. Foi ele que escreveu no ano de 1869 o Código Civil Argentino que perdurou até 2015. Além do clube de Fortin, Velez Sarsfield também da nome a uma avenida, um hospital, uma estação de metrô além de outras inúmeras homenagens que recebeu. Nos campos o Velez Sarsfield é 10 vezes campeão argentino. Além de campeão da Libertadores e Mundial em 1994.

Clube Atlético Douglas Haig

Douglas Haig foi um oficial britânico e comandante sênior durante a Primeira Guerra Mundial. Foi o comandante da Força Expedicionária Britânica de 1915 até o fim da guerra.

A homenagem na verdade não é dada pelos fundadores da equipe. O chefe do ferrocarril de Pergamino onde o time foi fundado precisava permitir a existência do time e impôs a condição que o time só existiria se tivesse o nome do Comandante Douglas Haig. Assim em 18 de Novembro de 1918 se fundou o Club Atlético Ferrocarril Central Argentino General Douglas Haig.

Dentro dos campos a equipe é uma constante participante da segunda divisão nacional onde está no momento.

Camisa do Douglas Haig

Club Deportivo Jorge Wilstermann

Jorge Wilstermann foi o primeiro aviador cível boliviano. O time Foi fundado por trabalhadores da Lloyd Aéreo Boliviano, uma empresa de aviação da Bolivia. Dentro de campo a equipe é uma das maiores do futebol boliviano. Foi a primeira equipe boliviana a chegar nas semifinais da Libertadores em 1981. Único clube boliviano tetracampeão. Teve brasileiros históricos em seu elenco como Jairzinho, Josimar e Alfredo Mostarda. Galvão Bueno fez sua primeira narração na TV no jogo das semifinais da Libertadores entre Flamengo x Jorge Wilstermann.

Jairzinho com a camisa do Jorge Wilstermann

SSV Jahn Regensburg

Friedrich Ludwig Christoph Jahn foi um pedagogo e ativista alemão.  No ano de 1811 sistematizou e transformou a ginástica em uma prática esportiva. Dentro dos campos o máximo que o Jahn Regensburg conseguiu foi chegar até a Bundesliga 2, equivalente a Segunda Divisão alemã.

FK Obilic

Milos Obilic, foi quem segundo a tradição sérvia participou em 1389 da Batalha do Kosovo, defendendo o cristianismo contra as tropas otomanas. Dentro de campo o FK Oblic, foi apenas uma vez campeão iugoslavo na temporada 1997-98. quebrando a sempre tradicional hegemonia da dupla Partizan-Estrela Vermelha. Hoje está na terceira divisão da Sérvia.

 

Camisa do FK Oblic

E você, qual clube com nome próprio você lembra, deixe ai nos comentários.

 

 

Emerson Morelli

Fanático por futebol desde garoto, o colecionismo se tornou uma extensão disso.

Talvez você também se interesse por...

6 Responses

  1. Vinicius diz:

    o time metamorfo J.Malucelli (ou Malutrom) – PR

  2. André Pinheiro diz:

    Em Santa Catarina, mais precisamente em Tubarão, existe o Hercílio Luz. Tubarão fica a 220km de Itajaí, cidae sede do Marcílio Dias, o qual manda seus jogos no estádio de nome Hercílio Luz….

  3. Guilherme diz:

    Cesar Valejo (Perú)
    Dom Bosco (Brasil)
    Francisco Beltrão (Brasil)
    Godoy Cruz Antonio Tomba (Argentina)
    Guillermo Brown (Argentina)
    Silvio Pettirossi (Paraguai)

  4. Mauro diz:

    – Gil Vicente F.C [Portugal]
    – Hercilio Luz F.C [Brasil -SC]
    – S.E Matsubara [ Brasil – PR]

  5. Alexandre diz:

    Deportivo Saprissa – Maior equipe de futebol da Costa Rica

  6. Diego diz:

    Juan Aurich

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *