Top 10 – Camisas do Manchester United

Como colecionador do Manchester United fui intimado a fazer o Top-10 das camisas mais bonitas do time mandante em Old Trafford.

Apesar das camisas dos anos, 50, 60 e 70 serem absurdamente lindas com sua simplicidade vou focar em camisas mais recentes, final dos anos 80 para frente, pois foi quando as camisas de futebol passaram a ter um cunho mais comercial, com a preocupação não só de padronizar os jogadores como também de encantar o público consumidor alvo, o torcedor.

Abrindo nossa lista o uniforme que foi utilizado entre os anos de 1993 até 1995, fabricado pela empresa inglesa Umbro. O uniforme preto com detalhes em amarelo ficou mundialmente conhecido após a voadora do francês, Eric Cantona, num torcedor do Crystal Palace.

Na nona posição um dos uniformes mais bonitos que os Red Devils usaram, também de fabricação da Umbro, na temporada 1999/2000 e 2000/2001. O padrão branco com detalhes azul escuro era coisa fina.

Em oitavo temos o uniforme dos golaços, a Umbro entregou um primeiro uniforme cheio de detalhes a começar pela gola com as pontas brancas e um degrade escurecendo até chegar no preto, botão com o escudo do time, etiqueta externa com o Red Devil, menção ao Teatro dos Sonhos. Essa camisa usada entre 1996 e 1998 ainda nos contemplou com golaços como o de Beckham chutando para o gol do meio de campo.

A camisa cinza da atual temporada, 17/18 fica com o nosso sétimo lugar, com o layout criado pelo italiano @nelloCarotenuto, que venceu um concurso feito pela Adidas para vestir os Red Devils. Ela apresenta uma leitura dos anos 90 mas com uma execução moderna, o modelo ficou espetacular com as marcas d’água das estátuas de Alex Ferguson e da santíssima trindade, com Best, Charlton e Law.

Na sexta posição a americana Nike inovou no design do primeiro uniforme da temporada 09/10, a faixa no peito e a gola preta num vermelho escuro ficaram demoníacos, no bom sentido, resgatando uma padronagem utilizada pelo clube anteriormente nos uniformes alternativos dos anos 20.

Em quinto lugar a Nike não estava para brincadeira quando lançou o primeiro uniforme do Manchester United para o período de 2007 a 2009. Um padrão predominante em vermelho apenas com uma faixa branca nas costas, os adversários que encaravam a equipe viam literalmente um uniforme red devil, um uniforme vencedor. Com ele em duas temporadas o Manchester United venceu a Copa da Liga inglesa, Community Shield, Mundial de Clubes da FIFA, Champions League e Premier League.

Na quarta colocação voltamos às obras de arte da Umbro. Foi assim na temporada 1999/2000 com um uniforme azul com listras horizontais em cinza, também foi utilizado um tecido diferente dando um charme todo especial ao uniforme.

Em 2002 a Nike chegou ao Manchester United e trouxe um uniforme que marcou época utilizando apenas o vermelho e o preto, o uniforme ficou muito bonito e sombrio. Marcou também por encerrar o ciclo de David Beckham no clube e também marca a chegada de Cristiano Ronaldo ao Teatro dos Sonhos, ficando assim em terceiro lugar.

Na segunda posição o uniforme de 1999 a 2001 fez a Umbro se despedir com honra dos Red Devils. O uniforme vermelho com detalhes em preto e branco nas mangas e gola deixaram um design clássico e sem defeito para nenhum torcedor.

E o vencedor dos uniformes do Manchester United é sem dúvidas o da temporada 12/13, mas se engana quem pensa que é o uniforme tradicional, na verdade é o segundo padrão. Branco com simples detalhes vermelhos na barra da manga e também na gola, que tem um desenho um pouco diferente do normal. Para fechar, o patrocínio encaixa em perfeita harmonia com o restante da camisa, uma obra prima da Nike.

O que vocês acharam do Top-10? Faltou alguma? Concordam com lista?

Deixem suas opiniões e até a próxima!

Rodrigo Pedrosa

Membro da família Na Gaveta, apaixonado por esportes, colunista do Manchester United no Manchester United Brasil, colecionador, Pai de Alice e Carol, atleta de handebol no Clube Português do Recife...

You may also like...

2 Responses

  1. André d'Lima diz:

    Mandou bem Rodrigão! Mas a q vc pôs na terceira posição, fica em primeiro para mim.
    GGMU

  1. 17/07/2019

    […] Top-10 Manchester United […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *