UEFA Champions League

A majestosa UEFA Champions League tem seu início em 1955 criada por ideia de Gabriel Hanot, um jornalista francês e editor da L’Equipe, onde afirmava que não gostava que a imprensa inglesa considerasse o Wolverhampton como campeões do mundo depois de ganhar dos Húngaros do Honved em uma partida amigável. Em Março de 1955, no congresso na UEFA, a proposta de Hanot foi aceita e no ano seguinte se iniciaria a competição.

Sporting e Partizan de Belgrado fazem a primeira partida da Taça dos Campeões, no Estádio Nacional em Lisboa, Martins abre o placar para o Sporting e marca o primeiro gol da história da Champions, que em seguida termina empatado em 3×3, e naquele momento, se inicia uma nova era no futebol mundial.

O campeão daquele ano foi simplesmente o Real Madrid ganhando do Stade de Reims em uma grande final na cidade de Paris, os Merengues venceram o jogo pelo placar de 4×3 e iniciaram seu reinado na Europa. Arrematando os próximos 4 títulos da competição, chegaram a  ganhar cinco taças em cinco anos, os espanhóis madrilenhos se concretizavam na história para sempre, criando uma vantagem que só, em sonho, outros clubes poderiam se igualar.

Em 1961, o Barcelona foi o primeiro clube a tirar o Real Madrid da competição, mostrando que a Espanha tinha sim, outro clube brigando pelo trono, chegando a final o time catalão enfrentaria o Benfica, sendo assim, entravam em campo como legítimo favorito ao título, mas os portugueses surpreenderam a Europa e o Mundo, venceram o jogo por 3×2, e iniciaram sua era dourada, no ano seguinte, mais uma vez, o Benfica arrematava uma Taça, agora contra o poderoso Real Madrid deixando bem claro que o time português era o novo rei da Europa.

Mais um ano se passava e novamente Benfica estava em uma final, mas desta vez o AC Milan levaria a primeira taça para à Itália. Sucessivamente Espanhóis, Portugueses e Italianos reinaram por uma década a Europa, até os britânicos aparecerem e levarem o título para casa, primeiro com Celtic, e no ano seguinte com Manchester United.

1969 marcou o inicio da ascensão do futebol norte europeu com SC Feyenoord levando o primeiro título para Holanda, logo em seguida o Ajax empilhava três títulos em três anos consecutivos, depois a coroa é passada para o futebol alemão, também empilhando três títulos consecutivos com o Bayern München, e assim definitivamente a UEFA Champions League se espalharia por toda a Europa levando também times como Liverpool – Hamburgo – PSV – Juventus – Borussia Dortmund – Olympique de Marselha – Aston Villa – Nottingham Forest – Steaua Bucuresti – Crvena Zvezda a ganharem seus títulos significativos.

O Real Madrid, considerado como Rei da Europa, por ter o maior número de Taças ficou décadas em jejum, sendo eliminado consecutivamente, dos campeonatos. Eis que em 1997/98 à 2001/02 o Real conquistaria três taças em cinco anos, com uma equipa que ficou conhecida como os Galáticos, onde se destacavam Zidane, Figo, Raúl, Ronaldo… fazendo lembrar os tempos áureos de Puskás, Di Stéfano e companhia.

Nos últimos anos de UEFA Champions League temos domínio espanhol, Real Madrid e Barcelona levaram para a Espanha as últimas 3 taças disputadas da UCL, sendo uma delas a tão espera La Decima, onde os Blancos Madrilenhos conquistaram sua décima Champions League.

UEFA Champions League

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *